Escolha do candidato a vice fica de novo para a última hora

ITAPETINGA: A apenas cinco dias do prazo final para realização das convenções partidárias, uma dúvida ainda persiste nas hostes petistas em Itapetinga: quem será o candidato a vice-prefeito na chapa oficial do prefeito Zé Carlos? Embora vários nomes se apresentem para compor a chapa, há dificuldades na escolha, em virtude dos interesses que há por trás de cada um dos postulantes.

Um dos nomes mais cogitados e de maior peso político-eleitoral ainda é o do vereador Alfredo Cabral (PSD), que sequer foi ‘consultado’ pela cúpula petista, segundo ele próprio. Alfredo não diz que sim, nem que não, mas a tendência é não aceitar o desafio, caso seja convidado, por não ter havido nenhuma discussão sobre as condições em que o seu nome iria compor a chapa. Há dificuldades de relacionamento e de ponto de vista administrativo entre Alfredo e os manda-chuvas da prefeitura, Zenóbio Cirqueira e Israel Miranda. Com Zé Carlos, parece que ele mantém um bom relacionamento, mas há dúvidas se ele aceita ou não o desafio.

Outro nome que chegou a ser cogitado, tempos atrás, é o do ex-secretário da educação Alécio Chaves, que se afastou do cargo em abril, mas retornou ao governo para ocupar a função de Secretário de Governo, onde ainda permanece, o que o torna inelegível. Há documento legal, com data de 12 de junho, em que Alécio confirma estar no exercício do cargo de secretário no gabinete do prefeito, impedindo, assim a sua candidatura. Mesmo que não houvesse nenhum impedimento legal, o nome de Alécio dificilmente emplacaria, por absoluta falta de votos e peso eleitoral. Não somaria nada.

Assim, segundo os analistas e politiqueiros locais, só resta a Zé Carlos unir o ‘inútil ao desagradável’, aceitando o candidato ‘romildista’ Hildérico Nogueira, conhecido pela alcunha de ‘Tiquinho’, que anda babando para ser o escolhido, embora não tenha votos, peso eleitoral, nem mérito para ser o mescolhido. Se isto se consumar, Zé Carlos estará dando um verdadeiro ‘tiro no pé’ e assinando a sua capitulação ao que há de pior na política local: Romildo Teixeira e seus 40 correligionários.

As oposições dão o maior ‘apoio’ para que isto aconteça…

Por Davi Ferraz

Compartilhe em suas redes sociais!