Itapetinga: PT aposta na pré-candidatura do atual prefeito

Rosemberg garantiu candidatura de Zé Carlos, mas reeleição está comprometida

 

ITAPETINGA: Depois de uma discussão intensa entre os seus filiados, o Partido dos Trabalhadores de Itapetinga decidiu pela manutenção do nome do atual prefeito José Carlos Moura, como pré-candidato a prefeito, para a disputa de outubro. Contrariando a orientação do deputado Rosemberg Pinto, cacique dos petistas por estas bandas, membros do Diretório Municipal do PT haviam desafiado o grupo neo-petista de Zé Carlos, lançando o excelente nome de Miraldo Mota, filiado histórico da legenda, que já havia disputado a eleição para prefeito em 2004.

Assustado com movimento contrário à sua reeleição, Zé Carlos procurou se cobrir com Rosemberg e a direção estadual do PT, mobilizando o próprio presidente estadual Jonas Paulo, que imediatamente tratou de colocar ‘panos quentes’ na disputa, negando a possibilidade de realização de prévias, como queriam os insurgentes. Acertou-se que seria realizada apenas uma consulta interna e pesquisas de opinião pública para definir o candidato. Sem respaldo político para confrontar os caciques do partido, a militância histórica foi ‘engolida’ no processo e acabou tendo que aceitar o resultado da escolha, a contra gosto.

MIRALDO MOTA

Durante toda o processo de discussão para escolha do candidato do PT, há de se destacar a postura ética e firme do empresário Miraldo Mota, que colocou o seu nome na disputa contra todos prognósticos, que davam Zé Carlos como candidato certo do partido. A postura de Miraldo e dos seus simpatizantes não foi de desafiar a direção do partido, mas de mostrar o seu descontentamento quanto aos rumos da administração municipal, bombardeada por denúncias e mais denúncias de corrupção, que desaguaram em uma incômoda CPI.

Na reunião deste domingo, o prefeito Zé Carlos teve ainda que ouvir o desabafo de Miraldo, que confirmou, com todas as letras e nomes,  a sua revolta com os ‘esquemas’ do secretário irmão do prefeito e seus ‘espertos’ assessores. Zé Carlos teve que engolir calado, de forma humilhante, diante de uma platéia totalmente contrária ao seu governo.

OS CACIQUES

Para garantir o resultado da disputa a favor do prefeito, estavam presentes os deputados Rosemberg Pinto e Geraldo Simões, que saíram aliviados, mas extremamente preocupados com o que viram em Itapetinga. Nada que eles não soubessem, pois as próprias pesquisas do PT já apontavam uma rejeição de 45% contrária a Zé Carlos e de 65% em relação ao desempenho do seu governo. O presidente estadual do PT, cuja presença era tida como certa, acabou não vindo. Alegou que não pode levantar voo em Irecê, devido a fortes chuvas na região.

PARTIDO DIVIDIDO

Mesmo arrancando a sua indicação para disputar a eleição de outubro, Zé Carlos ficou com um enorme problema, de difícil resolução, para ser administrado: a oposição tácita dos petistas de Itapetinga, que pode ser decisiva no resultado da próxima eleição. Com quem ficará o grupo petista liderado por Miraldo Mota?  Só o tempo dirá…

Por Davi Ferraz 

Compartilhe em suas redes sociais!