Água para o distrito de Itabai será canalizada da serra da ‘Pingadeira’ 

 

MACARANI:  A solução para o problema de água de Itabai está próxima. Nesse período de estiagem, a população local vem sofrendo com a falta de abastecimento e a prefeitura acelerou o trabalho de canalização da água da “Pingadeira” que será armazenada num reservatório de 100 mil litros e distribuída para toda a população, que terá, de vez, resolvido o esse grave problema que se arrasta ha décadas, sem que nada fosse feito para sanar o problema, apenas ações paliativas, o que levou a situação ao nível em que se contra.

Nesta terça-feira deverá acontecer a licitação para a seleção da empresa que vai executar o assentamento da tubulação. A prefeitura não utilizará a canalização do projeto original que está em curso, aguardando a liberação, pelo Governo Federal, da parcela final do convênio para que o trabalho seja concluído.

Diante da necessidade da população de Itabai, a prefeitura fará uma canalização paralela da barragem do Rio Paterão, direto para o reservatório de 100 mil litros, já construído. A água passará por tratamento antes de ser distribuída para todo o distrito, resolvendo de vez o problema de abastecimento de água.

Para a execução da obra, foram adquiridos 9.600 metros de canos de PVC de 50 milímetros e mais 1.200 de 75 milímetros. A captação, canalização e distribuição serão por força gravitacional o que diminuirá o custo final.

Os moradores de Itabaí nunca tiveram água tratada. Pela primeira vez, em 50 anos, a comunidade desfrutará desse bem, essencial à vida, em abundância.  A empresa que vencer a licitação começará a execução do trabalho em 48 horas, com previsão de término em menos de 30 dias.

A população do distrito já comemora a iniciativa da prefeitura e não vê a hora de ter nas torneiras de suas residências a tão sonhada água da “Pingadeira”. Em relação ao reservatório, segundo o projetista Lucas Rios, se o mesmo não for suficiente para atender à demanda, outro com a mesma capacidade de armazenamento, será construído no local.

O prefeito Carlinhos agradeceu a confiança do povo de Itabai ao compromisso empenhado de resolver definitivamente o problema de abastecimento de água da localidade. “É um problema crônico que tínhamos que resolver e estamos resolvendo”, assinalou o prefeito, acrescentando que “o ex-prefeito, em seus 14 anos de administração, teve a oportunidade de sanar o problema e não o fez, o que provocou o caos de agora. Entretanto, o nosso pensamento sempre foi o de melhorar a vida da comunidade, de forma definitiva e não paliativa, por isso, a obra demorou um pouco para sair, mas o satisfatório é que nunca mais o povo de Itabaí sofrerá por desabastecimento de água”. Concluiu.

Ascom Jota Santos

Compartilhe em suas redes sociais!