Prefeito Carlinhos dá a largada na reforma e ampliação do Hospital Municipal São Pedro.

Ascom Jota Santos

MACARANI: Na manhã da última quinta-feira, 17, a prefeitura de Macarani deu inicio, oficialmente, a reforma e ampliação do hospital municipal São Pedro, construído há quase duas décadas e já não atende mais a demanda do município de forma satisfatória, face ao notório crescimento da cidade nos últimos anos.

Desde que assumiu o governo, em janeiro de 2009, o prefeito Carlinhos se mostrou interessado em resolver o problema, mas esbarrava na falta de verba por se tratar de uma obra complexa que demandava recursos incompatíveis com a receita própria da prefeitura. Apesar disso, o prefeito realizou pequenas reformas em áreas prioritárias, já que o hospital se encontrava em situação precária de funcionamento, as redes elétrica e hidráulica estavam comprometidas, banheiros de alguns leitos sem funcionar, a lavanderia industrial se encontrava praticamente desativada por falta de máquinas e o pronto-socorro não oferecia a mínima condição digna de trabalho para os profissionais e pacientes. Aliado a isso, o hospital só tinha uma ambulância, e esta, sem condições seguras de trafegabilidade além da falta de médicos especialistas e medicamentos na farmácia básica.

Funcionários do Hospital Municipal São Pedro comemoraram o início da reforma anunciado pelo prefeito Carlinhos.

Através do então deputado federal, Edigar Mão Branca, foi feita uma emenda ao orçamento da União, no valor de R$ 700 mil reais para reforma, ampliação e compra de equipamentos de equipamentos para o hospital municipal São Pedro. A ação do parlamentar, apesar de não ser para liberação imediata, foi recebida com euforia, pois veio de encontro ao desejo do atual prefeito reconstruir a Casa de Saúde, dotando-a de infraestrutura mais digna para melhor atender a comunidade. A verba foi dividida em dois lotes: a primeira de R$ 200 mil chegou mais cedo, o que permitiu a prefeitura comprar um novo aparelho de eletrocardiograma digital e um desfibrilador, sendo este, único na região. Também seria adquirido um moderno equipamento de Raio-X, não sendo possível antes por falta de isolamento adequado na sala de radiologia.

No mês passado, a verba que possibilitará reformar e ampliar o hospital foi, enfim, liberada pelo Ministério da Saúde e, de imediato, a prefeitura deu inicio a obra tão esperada pela comunidade. O arquiteto Jorge Jourdam elaborou o projeto de ampliação, que traz no seu bojo, novas enfermarias, ala pediátrica, consultórios médico, uma nova lavanderia, corredores de circulação de ar, ampliação do centro cirúrgico, setor de radiologia, recepção projetada para melhor acomodação dos pacientes na espera pelo atendimento, laboratório, maternidade e modernas salas administrativas.

No ato de inicio dos trabalhos, o prefeito Carlinhos afirmou “Investir na melhoria e ampliação da estrutura física do Hospital é importante porque vai melhorar a qualidade do diagnóstico e dar maior conforto na acomodação dos pacientes que, por ventura, necessitarem de internamento. Porém, melhor do que isso é a presença de uma equipe de profissionais que têm a percepção e a sensibilidade de sentir a dor do paciente e conduzi-lo a um tratamento humano e solidário. Só assim alcançaremos o nível elevado de satisfação da população assistida”. O prefeito disse ainda que “não poderia exigir dos profissionais de saúde um trabalho eficiente se não facultar aos mesmos um ambiente digno para exercerem o seu ofício”. O gestor aproveitou para lamentar o pensamento, traduzido em palavras, do ex-prefeito, que afirmou não ser necessário o trabalho de reforma e ampliação do hospital. “Uma pessoa que fala isso demonstra não ter comprometimento com saúde de Macarani. Humilha o povo pobre e desqualifica os profissionais que se doam para tratar com humanidade a comunidade carente do município” Assinalou.

Compartilhe em suas redes sociais!