MACARANI: O prefeito de Macarani, Antonio Carlos Macedo (Carlinhos), teve aprovado pela Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) o projeto de iluminação do perímetro urbano da BA 130, trecho de entrada da cidade, a partir da conhecida curva das 03 cruzes, numa extensão aproximada de um quilômetro. A negociação com a concessionária de energia foi iniciada a cerca de um ano e exigiu persistência da administração em cumprimento à burocracia que permeia um projeto de tamanha envergadura.

Na última semana o prefeito esteve em Salvador onde ultimou o acordo e, de imediato, a Coelba deliberou pelo inicio da obra, que será realizada pela ELETEC, empresa agregada à companhia. Os engenheiros já vistoriaram o local e traçaram um perfil da execução do projeto.  Inicialmente fizeram a medição delineada do espaço que deverá receber cerca de vinte torres em ambas as margens, sendo os postes posicionados um defronte ao outro com iluminação de vapor de mercúrio, o que provocará um impacto visual de grande proporção, principalmente para quem estiver chegando de viagem à noite, além de garantir mais segurança aos moradores da localidade e aos praticantes de cooper, que vão poder exercer sua atividade física em horário de menos calor.

Esse foi um dos mais ambiciosos projetos da atual administração de Macarani. A imensa Avenida que será criada servirá como símbolo do crescimento da cidade, que se expande em todas as direções. A imagem de cidade pequena, acanhada e sem maiores atrativos, definitivamente, não se aplica mais a Macarani. O atraso que distanciava o município dos demais ao seu redor foi superado em apenas três anos do atual governo que, cônscio de sua responsabilidade, fixou como meta transformar a cidade num canteiro de obras e isso foi feito desde o primeiro dia de administração, implantando projetos de sustentabilidade em todos os setores do governo, com enfoque na saúde, desenvolvimento social, educação e infraestrutura urbana e rural.

Esse conjunto de ações tornou a mão de obra especializada escassa, praticamente inexistente na cidade. Para dar conta das obras em andamento as empresas contratadas, via licitação, estão tendo que importar pedreiros, encanadores, marceneiros, ferreiros e eletricistas, pois ha muito tempo já não encontra mais na cidade. Em 2010 pagava-se R$ 35,00 reais pela diária de um pedreiro, hoje esse valor foi elevado para R$ 70,00 reais. Em alguns casos, empresários da construção civil treinam seus ajudantes para que estes assumam a condição de pedreiros.

Esse projeto com Coelba contemplará os dois extremos da cidade. Concluída a eletrificação da Avenida de entrada, outra será iniciada a partir do galpão da Vulcabrás/Azaléia no Bairro Marjórie Parque, indo além do Conjunto Habitacional Alto da Colina, onde estão sendo construídas 200 casas populares.  Neste trecho deverão ser utilizadas aproximadamente 40 torres dentro do mesmo critério da primeira.

Com isso, o novo Conjunto Habitacional será inaugurado com alto índice de valorização, diante da tranquilidade de seus moradores tendo ao seu dispor uma avenida com iluminação de primeiro mundo. O projeto falicitará também o trabalho dos órgãos de segurança pública em sua ação de prevenir possíveis delitos.

O prefeito Carlinhos comemorou com euforia a mais este feito da sua administração e aproveitou para destacar o empenho do deputado estadual Paulo Rangel, para que esse projeto fosse viabilizado dentro do prazo esperado. O parlamentar tem se colocado à disposição do governo o “O Futuro Começa Agora”, condição essencial para a consolidação de vários intentos projetados no cronograma de ações da prefeitura municipal.

“Hoje a população de Macarani sente orgulho da sua cidade e isso satisfaz a administração. Desde que assumimos a prefeitura, não paramos um dia sequer. Trabalhamos diuturnamente para resgatar a grandeza do nosso povo e, graças a Deus e a competência da equipe que compõe o nosso Governo, fizemos nesses três anos muito mais do que o ex-gestor realizou em 12 anos de administração, e isso a população reconhece”. Assinalou o prefeito Carlinhos.

Ascom – Jota Santos

Compartilhe em suas redes sociais!