O Coordenador do Sindicarne Rosenildo Almeida afirmou em nota que a responsabilidade do fechamento do Frigorífico Sudoeste é do prefeito e do Governador. Os órgãos públicos não aplicaram a portaria 304, e desta forma deixaram de combater o abate clandestino na região. Rosenildo tem razão, mas não devemos deixar de ressaltar a omissão do Ministério Público e da Adab, que nunca combateram o abate clandestino em Itapetinga e região. No caso do Ministério Público tem uma agravante, pois o promotor fez reuniões na Coopardo, prometeu exigir a aplicação da Portaria 304, estabeleceu prazo para a portaria entrar em vigor, fez estardalhaço na imprensa e esqueceu do assunto. Deu nisto aí: 80 demissões.

“MELHOR CARNE DE SOL DO BRASIL”

Segundo o coordenador do Sindicarne, a “melhor carne de sol do Brasil’, a de Itororó, é totalmente oriunda de abate clandestino e por cima liberada para o consumo pelos órgãos de fiscalização, a quem compete cuidar para que o cidadão não adquira produtos contaminados.” revelou Rosenildo.

DESCASO DAS AUTORIDADES

Na nota distribuída à imprensa, a direção do Frigorífico Sudoeste relatou que desde o início de suas atividades, o Frigorífico Sudoeste buscou incessantemente o apoio dos órgãos responsáveis como ADAB, Ministério Público, Vigilância Sanitária e Prefeituras da cidade e arredores, e se colocou à disposição demonstrando condições suficientes em atender toda a região, cumprindo assim a portaria 304 no que diz respeito ao abate em local inspecionado. Que o  volume de abate durante todos esses meses foi irrisório e sequer atingiu 30% da capacidade do frigorífico. Por outro lado, o abate clandestino na microrregião de Itapetinga chega a 80%, colocando em risco a saúde de toda a população que, ao ingerir carne não inspecionada, pode contrair Cisticercose, Tuberculose, Toxoplasmose, Brucelose, dentre tantas outras doenças. Ficou feio para a Adab, os prefeitos e o Ministério Público.

Compartilhe em suas redes sociais!