Frigorífico Sudoeste encerrou abate e deve demitir cerca de 80 empregados

 

ITAPETINGA: A falta de fiscalização e o descaso das autoridades locais e regionais na aplicação da Portaria 304 do Ministério da Agricultura, levaram o Frigorífico Regional Sudoeste a encerrar as suas atividades de abate de bovinos a partir desta semana.

O frigorífico Sudoeste, que foi idealizado e construído para o abate de equinos, passou a abater bovinos a partir da sua aquisição pelo empresário José Marcos Dias (Marquinho), se transformando na única opção da micro-região de Itapetinga para o abate de gado dentro das normas sanitárias do Ministério da Agricultura, capaz de atender a demanda regional.

Entretanto, com a falta de fiscalização que impera nos diversos município da região, os abatedores e comerciantes de carne bovina preferiram continuar abatendo nos precários matadouros municipais ou de forma clandestina, sob o pretexto de “reduzir custos”, mas sacrificando a higiene e a qualidade das carnes comercializadas.

Com esta desleal ‘concorrência’, o empreendimento do empresário Marquinhos foi inviabilizado, levando-o a encerrar as atividades de abate no Frigorífico Sudoeste e demitir cerca de 80 empregados, que representavam mais de 300 empregos indiretos em Itapetinga.

Este é mais um efeito negativo causado pela fraca atuação das autoridades e políticos de toda a região, que adotam a tolerância e o descumprimento da lei como ‘estrategia’ eleitoral.

Por DAVI FERRAZ 

Compartilhe em suas redes sociais!