As Justiças Comum e Militar expediram 40 mandados de prisão contra policiais militares acusados de liderar a greve e promover “destruição de patrimônio, vandalismo e porte ilegal de armas”. Dos mandados, 24 já foram cumpridos, sendo seis deles em Itabuna.

Em Itabuna, permanece clima de revolta com a prisão dos soldados José Januário Neto, José Roberto dos Santos, Márcia Batista de Oliveira, Renata Tereza Brandão Meireles, Valéria Rodrigues Morais Silva e Wadson Andrade. Os policiais estão presos no 15º Batalhão da PM.

Os advogados dos policiais sustentam que a greve no 15º Batalhão foi pacífica. Todas as decisões foram tomadas em assembleia com participação de mais de 200 soldados e sargentos dentro do batalhão.

A APPM ofereceu assessoria jurídica aos policiais alvos dos mandados e questiona a legalidade das prisões, ocorridas de forma arbitrária no entendimento da associação. O entendimento é que, no máximo, os policiais deveriam responder a uma sindicância, inicialmente. O estado atropelou o “rito” para tentar “dar exemplo” à toda a tropa de mais de 30 mil soldados.

Blog Pimenta

Compartilhe em suas redes sociais!