Prefeito e secretária dizem que nada devem ao Cristo, mas Dr. Gilvan afirma que o município ainda deve o mês de dezembro de 2011 e manda fechar o Pronto Socorro. Quem não está falando a verdade?

 

ITAPETINGA: Em entrevista concedida neste sábado ao programa ‘Na Boca do Povo’, da Rádio Fascinação, o Diretor Médico do Hospital Cristo Redentor, Dr. Gilvan Matos, ratificou a posição do HCR em suspender todos os atendimentos a pacientes do SUS, em função do atraso no pagamento por parte da Secretaria de Saúde do município, que assumiu, a partir de dezembro de 2011, a gestão plena da saúde no município.

Durante a entrevista o diretor do HCR informou que fechou o Pronto Socorro para consultas e pequenas ocorrências, só atendendo pacientes do SUS em caso de “risco iminente de morte”.

Quanto à suspensão dos repasses por parte do município, Dr. Gilvan informou que recebeu ontem o pagamento referente a janeiro de 2012, mas que o mês de dezembro de 2011 ainda continuava em aberto. Com o repasse feito pela secretaria de saúde do município, o hospital teria pago os salários dos funcionários do hospital e outras despesas de extrema necessidade, mas que ainda tem dificuldade para quitar outras pendências, como por exemplo a conta de telefone do hospital, que se encontra cortado.

O médico ainda exibiu uma correspondência que recebeu da Secretaria Municipal de Saúde, na qual a própria secretária Zoraide Cruz informa que o município de Itapetinga assumiu a ‘gestão plena’ da saúde a partir do mês de dezembro de 2011, ficando, portanto, responsável pelo pagamento de todos os atendimentos do SUS realizados pelo HCR.

No final da entrevista, uma declaração do médico chamou à atenção: Dr. Gilvan apelou para que as pessoas se comportassem, para não haver nenhuma ocorrência criminal (tiros, esfaqueamentos, etc) durante o período em que o atendimento no hospital ficasse suspenso, “pedindo a Deus para ninguém passar mal”.

Resumindo: a saúde pública em Itapetinga continua nas mãos de Deus.

Por DAVI FERRAZ

Compartilhe em suas redes sociais!