E NÃO SE FALA MAIS NISTO …
ITAPETINGA: O fechamento das 6 fábricas da Azaléia na região, decretado na última sexta-feira, foi o golpe mais duro desferido contra a economia regional, cujos efeitos só serão visíveis a partir dos próximos meses, quando os pobres demitidos ‘raparem’ os últimos centavos dos direitos trabalhistas que deverão receber, pelas demissões sem justa causa. Aí sim, começará a recessão.
O cacete que recaiu sobre as nossas cabeças, entretanto, serviu para que pudéssemos constatar o quanto estamos sós, largados, abandonados e relegados a um plano inferior, pelos nossos dignos representantes políticos, que só deram as caras por aqui nos períodos eleitorais. Tirando os dois governistas, Rosemberg e Geraldo Simões, que acusaram o golpe e chiaram uma barbaridade na tentativa de lavarem a honra, ninguém mais deu as caras.
Não se viu na imprensa local ou regional, nenhuma notazinha sequer do peemedebista Lúcio Vieira Lima, Fábio Souto (Dem), Sandro Régis (PR) e tantos outros que se elegeram com os nossos votos, isto sem falar dos políticos nativos, incluindo aí índios e caciques, que estão dando uma de migué, como se esse assunto não lhes dissesse respeito.
Do prefeito Zé Carlos (será que ele ficou sabendo?), não se ouviu nem um piu, como se o problema fosse dos outros municípios e que Itapetinga estivesse incólume a toda essa onda de demissões, que já chega à casa dos 4 mil e tende a aumentar, até o dia em que a Azaléia puxar o farrancho e disser bye, bye…
Que este verdadeiro silêncio dos inocentes nos sirva de exemplo para sabermos como que tipo de políticos estamos lidando. Chega de tanta urucubaca!
Por DAVI FERRAZ
O prefeito de Ibicuí e presidente da Amurc, Cláudio Dourado, juntamente com líderes e representantes regionais, estará participando nesta segunda-feira (19), em Salvador de uma audiência com o secretário de Indústria, Comércio e Mineração, James Silva Santos na tentativa de resgatar os postos de trabalho dos funcionários da indústria de calçados Azaleia Nordeste (Vulcabrás), que anunciou o fechamento de seis unidades no interior da Bahia, nas cidades de Iguaí, Ibicuí, Itati, Potiraguá, Itarantim e Maiquinique, no centro-sul baiano.
No encontro com o representante do Governo do Estado, Cláudio Dourado irá propor a construção de uma cooperativa formada pelos funcionários, que possam utilizar a estrutura industrial para a produção de calçados escolares visando abranger a Rede Escolar da Bahia e do Nordeste. A ideia, de acordo com o gestor público municipal é “sair da reunião com a missão de recuperar os postos de trabalho”.
Em uma Audiência Administrativa realizada na semana passada, em Vitória da Conquista, pelo Ministério Público do Trabalho, os gestores regionais declararam que a atitude tomada pela indústria fere os princípios éticos e morais, já que não houve nenhum processo de discussão visando buscar alternativas para o não fechamento das unidades.
“A Azaleia tomou uma medida selvagem. Não respeitou as famílias, que tiveram suas vidas completamente desnorteadas por conta da perda do emprego, sem que a mesma se preocupasse sequer de criar alternativas para contrapor as medidas tomadas”, declarou Cláudio Dourado.
As seis unidades empregam em torno de dois mil dos 16 mil funcionários da Azaleia na Bahia. Em Ibicuí, a medida deixou o município desarticulado, sendo que mais de 700 famílias foram afetadas, prejudicando a economia local.
Do http://www.politicosdosuldabahia.com.br/
Os deputados federais Jutahy Jr. (PSDB) e Márcio Marinho (PRB) são os que tiveram o menor número de ausências na Câmara dos Deputados, sendo os mais assíduos, com apenas duas ausências nas 107 sessões deliberativas. Integram a lista os deputados Valmir Assunção (PT), com três ausências e os deputados Paulo Magalhães (PSD), Amauri Teixeira (PT) e Rui Costa (PT), com quatro ausências.
Na outra ponta, entre os mais ausentes, figuram os deputados Marcos Medrado (PDT), com 34 ausências, Maurício Trindade (PR) e Sérgio Brito (PSD), com 33 ausências, Josias Gomes (PT), com 27 ausências, e os deputados Lúcio Vieira Lima (PMDB) e Arthur Maia (PMDB) com 26 ausências. Informações do Política Livre.
Davi eu já disse que José Carlos não tá ne ai para azaleia nem para os demitidos.. o que ele quer mesmo é comemorar o Natal Amanha dia 20 de dezembro junto com os seus puxas sacos como: Valdeir, zé roberto, Nilton e um rebanho de come feira.
SR. DAVI FERRAZ, SOBRE OS COMENTÁRIOS QUE FIZ SOBRE ESSE TAL SINDICATO DE VERDADE, QUE NA REALIDADE É O MAIS MENTIROSO DO BRASIL, PORQUE AO INVÉS DE DEFENDER OS TRABALHADORES DA CATEGORIA QUE ELE REPRESENTA, ELE PREFERE SER PUXA-SACO, ALCAGUETE DO PT QUE NÃO INVESTE NADA NA INDÚSTRIA PARA DEFENDER OS INTERESSES DOS TRABALHADORES. E PERGUNTE A ELES QUANDO A FÁBRICA DA AZALÉIA DEMITE 2.000 (DOIS) MIL TRABALHADORES SE ELES CONSEGUEM FAZER A EMPRESA READMITIR PELO MENOS 200 TRABALHADORES. ESSE SINDICATO NÃO CONSEGUE “PORCARIA NENHUMA” SÓ TEM PAPO FURADO. O MEU COMENTÁRIO É PARA POSTAR NO BLOG SIM. ASSINADO: FERNANDO NUNES GUSMÃO. O MEU COMPROMISSO É SÓ COM A VERDADE. NADA MAIS.
ei david vc e um sem moral querer acuzar ze carlos dessas demissoes culpe a europa…
Mia Couto
Escritor da língua portuguesa, (de Moçambique), fala sobre o medo na conferência sobre segurança que aconteceu este ano no Estoril.
VA A ESTE END. ABAIXO E VEJA.
http://ocheirodailha.blogspot.com/2011/09/sobre-o-medo.html
Parabéns Davi. Muito bom seu texto. Bando de político oportunista, todos esses aí q vc citou. Inclusive os petistas Rosemberg e Geraldo, q xiaram bastante com a Azaléia, mas, sabemos muito bem q a culpa disso tudo foi justamente a falta de competência do governo q eles defendem.
Mudando de assunto, essa iniciativa do prefeito de Ibicuí merece ser registrada. A ideia dele é boa, e deve ser aproveitada por toda a região. É preciso aproveitar a mão-de-obra já treinada, e a estrutura dos galpões q a Azaléia vai deixar. Formar cooperativas e incentivar a vinda e/ou a criação de pequenas indústrias de calçados, bolsas, cintos, etc. Já é hora da regão se mobilizar e pensar em alternativas para a Azaléia.
Davi esta de parabens com seu texto.sem duvida e um dos melhores que ja li en seu blog.Vivo em salvador e sempre acompanho as noticias de itapetinga atraves de seu blog.Fiquei branco quando li a noticias do fechamento das filiais da azaleia e nessa mesma linha de pensamento,me perguntava onde estava metido os politicos de itapetinga e regiao.Estamos acostumados com a inoperancia e ausencia do pt na regiao sudoeste.Agora nao esperava o mesmo da oposicao.Politicos como Sandro Regis nao tem nenhuma credibilidade aqui en salvador.Pq tem fama de nao fazer absolutamente nada nas cidades onde representa,salvo as tetas pra acessores mama na assenbleia.Enfim Davi, mas uma vez te parabenizo.