UPA 24h

Existe um ditado popular que diz assim: “de graça, até injeção de Benzetacil na testa“. Pelo visto, o prefeito Zé Carlos e sua fraca equipe vem adotando esta máxima, aceitando, de primeira, tudo que o governo lhe oferece. Pode parecer contraditório, mas nem tudo que vem do governo, tanto federal, quanto estadual, é benéfico para os municípios. A UPA, por exemplo, vem carregada de uma responsabilidade tamanha, que é preciso uma avaliação prévia sobre os seu custo benefício. A experiência mostra que qualquer serviço de saúde, se não for bem administrado, pode trazer mais problemas que benefícios. Mas para quem está se afogando, qualquer garrancho pode ser a salvação.

SAMU 192

Por ser um serviço de pouca complexidade, se comparado à UPA 24h, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência pode ser administrado tranquilamente por municípios do porte de Itapetinga ou até menores, como Itororó, Itambé, Itarantim, etc (Wagner inaugurou o de Cândido Sales esta semana). Entretanto, não é necessário esta palhaçada de ficar o dia inteiro desfilando com sirene ligada, querendo mostrar serviço. Vale lembrar que qualquer serviço público prestado pelo governo é obrigação e não favor. Pelo visto, a saúde pública de Itapetinga se resume, agora, a uma ambulância.

MINI-SAC (PONTO CIDADÃO)

Outro serviço de fundamental importância para o cidadão de Itapetinga, que foi oferecido pelo Governo do Estado, mas não foi aceito pelo prefeito Zé Carlos,  é o SAC. Alegando falta de recursos para montar a estrutura exigida pelo governo, a prefeitura dispensou a vinda de  um MINI-SAC para a cidade, condenando a população a enfrentar imensas filas e esperar meses para retirar uma simples Carteira de Identidade. E olha que o Secretaria de Fazenda do Estado colocou o prédio da Inspetoria Fiscal de Itapetinga à disposição para funcionamento do SAC. Por conta disto, o órgão fazendário pode até fechar as portas em Itapetinga, em função da sua pouca utilização. Vai entender essa gente…

Da REDAÇÃO

Compartilhe em suas redes sociais!