setembro 2011
D S T Q Q S S
« ago   out »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  
Acesse o Sudoeste Hoje via Mobile em qualquer lugar!
  • FRASE DE INTERNET: “Hidroxicloroquina é muito complicado de pronunciar. Já sei, irei chamar de: REMÉDIO DO...
  • João Carlos: Pessoas de pouca informação fica fazendo comentários idioto, achando que as empresas jigantes estão...
  • Antonio: Vendo esses comentários fico imaginando em que mundo vcs vivem, não o comércio de Itapetinga que vai...
  • Hanilton: Com tanto investimento público nesta empresa é um absurdo se aceitar que se façam isto, é inaceitável, os...
  • carkos: Gente vamos pra rua o prefeito Rodrigo tem que liberar os comerciante
  • AMOSTRA GRÁTIS DO COMUNISMO: COMUNISMO, AMOSTRA GRÁTIS Pouca gente se deu conta que desde o final de Fevereiro/2020...
  • Bruno: No boletim de hj, informa que Itapetinga tem dois casos http://www.saude.ba.gov.br/...
  • Leitor: Algum comunicado do governo da Bahia sobre esse assunto?
  • gilmar: Aqui em maiquinique fomos todos demitidos também
  • Anonymous: Muito triste meu Deus
  • Anonymous: Manda à conta pra o governador pagar
  • Dioclecio: Boa
  • Flávio Cavalcanti: Sobre o comentário do Sr JOANN, está completamente compatível com a realidade do herário...
  • FALA SERIO: Fala sério…o prefeito ouviu a maioria da sociedade, principalmente jovens?…. Será que ele...
  • Anonymous: Agora tá provado, esse hospital só serve de enfeite, só sabe fazer feira de saúde pra tirar dinheiro do...
leitores online


ITAPETINGA: ESTIAGEM PREOCUPA PRODUTORES RURAIS DE TODA REGIÃO

Em algumas propriedades rurais a paisagem é de caatinga

A estiagem já começou a castigar inúmeros municípios da região sudoeste do estado, com a seca se alastrando e trazendo os seus maléficos efeitos aos municípios de Itapetinga, Potiraguá, Macarani, Maiquinique, Itarantim, Caatiba, Itambé e Ribeirão do Largo. Em alguns municípios, não chove há cerca de quatro meses e como conseqüência os pastos estão sem capim.

Alguns produtores rurais de Itapetinga já demonstram grande preocupação com a forte estiagem e se queixam de que os animais não têm o que comer, nem água para beber, causando um número considerável de mortalidade desses animais. Açudes e pequenos córregos estão secando e a única opção tem sido a abertura de poços artesianos, porém mais de 90% da água extraída desses poços não serve para o consumo humano, por ser salobra.

Especialistas informam que se não chover nos próximos 30 dias, os moradores de algumas dessas cidades poderão enfrentar sérios problemas de abastecimento de água e a mortalidade do gado pode se agravar, mergulhando a pecuária da região em uma forte crise.

Em Itapetinga, por exemplo, o abastecimento de água em alguns bairros já vem sendo racionado pelo SAAE, em virtude do baixo nível das águas do rio Catolé. A situação pior é a do distrito de Palmares, onde a represa que abastece o povoado está quase seca e a população já se cansou de esperar pela prometida água do Rio Pardo, que nunca chega.

Da Redação

7 respostas para “ITAPETINGA: ESTIAGEM PREOCUPA PRODUTORES RURAIS DE TODA REGIÃO”

  • GERALDO HABIB says:

    ESTA AI A GRANDE OPORTUNIDADE PARA O DEPUTADO ROSEMBERG, ORIUNDO DA PETROBRAS MOSTRAR SERVIÇO, AO INVÉS DE FICAR FAZENDO SÃO JOÃO, E GASTANDO O DINHEIRO DA PETROBRAS COM A DESCULPA DO “SOCIAL”, EM TUDO QUANTO É CIDADE O INTERIOR DA BAHIA PARA GANHAR ELEIÇÃO. PROCURE UMA FORMULA DE FAZER CONVENIOS COM ESTA MESMA PETROBRAS, A QUAL VOCE CONHECE O CAMINHO DAS PEDRAS, E TRABALHE PARA PERFURAR POÇOS ARTESIANOS DE GRANDE PROFUNDIDADE E TODA A REGIÃO TERA AGUA POTAVEL. É SÓ QUERER, E DEIXAR DE CONVERSA FIADA.

  • Jonahtan says:

    Rapaz, perfurar poços talvez não seja a solução, pois é uma medida até certo ponto curativa, e, portanto, boa para ser adotada em casos muito extremos.
    O período de estiagem é extremamente normal nessa época do ano, e sempre foi assim nessa região, por isso, é fácil se prevenir desse mal.
    O problema é q a maioria dos criadores da nossa região são atrasados. São poucos os que tomam medidas preventivas, como fazer reserva de pastagem ou pastejo rotacionado, capineiras, fornecer alimentação alternativa como cana-de-açúcar com uréia, palma, mandioca, silagem, feno, etc. Já existe há muitos anos, várias tecnologias q ajudam os produtores a conviverem com o período de estiagem. Falta acreditar e querer mudar de atitude.
    Existem regiões pastoris de Alagoas que estão “anos-luz” à frente de nossa região, q ainda tenta ostentar o título de capital da pecuária. Mas, o bom mesmo era q Itapetinga recebesse o título de “Capital da pecuária atrasada”.

  • Jonahtan says:

    Complementando o meu comentário.
    Pq os produtores, através de suas entidades representativas não se preocupam em fazer uma campanha de proteção aos mananciais de água?
    Não existe nada de concreto aqui nesse sentido. O q a gente vê é uma falta de conscientização ambiental muito grande.
    A pecuária, por natureza, é uma atividade muito degradante. Por isso, é preciso pensar seriamente, numa forma de amenizar os impactos dessa atividade.

  • Alugo pasto, para 200 cabeças, faz. localizada no municipio de encruzilhada, pastagem formada em brachiaria, drecsser, nascente, muita agua, curral bom com balança, sede, toda plana. Interressados é so ligar, 77-8105-5820. Valeu Dr. Davi, mto boa matéria.

  • cara de peixe says:

    eta, deixaram a ponta cair no chão e pisaram em cima.

  • Perecles Batista says:

    Caro Geraldo, furar poços ajuda, mas como zootecnista (doutorando UFPB) me inclino ao comentário do Jonahtan. E dentre as medidas que ele aponta como alternativas ainda existe uma mais barata que todas citadas que é o “DIFERIMENTO” de pasto que nada mais é que vedar um pasto para posterior uso no periodo seco sendo que para suplemantar os animais seria necessário uma mistura mútipla ou sal com uréia (a depender se o produtor queira manter ou fazer os animais ganharem peso). Meu experimento de doutorado está sendo comduzido no Oeste baiano onde a 130 dias nem serena se quer e os 32 bois de meu trabalho ganham 1,2 kg dia de média. MILAGRE!!! NÃO. INTELIGENCIA.
    OBS: segundo o anuário estatistico da Bahia, Itapetinga está na região semi-árida, portanto, o título da reportagem não deve causar mais espanto, isso aqui é CAATINGA mesmo.

  • Carlos Ag C Oliveira says:

    Ola bom dia !no globo rural de domingo 11.12.16, falou sobre a palma forrageira no sistema rotacionado, gostaria de mais informaçoes , e arrumar mudas da mesma, meu endereço ,rua general 74 – Alegrete-rs -CEP 97541-25, GRATO. BOAS FESTAS.

Deixe seu comentário



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia