Em algumas propriedades rurais a paisagem é de caatinga

A estiagem já começou a castigar inúmeros municípios da região sudoeste do estado, com a seca se alastrando e trazendo os seus maléficos efeitos aos municípios de Itapetinga, Potiraguá, Macarani, Maiquinique, Itarantim, Caatiba, Itambé e Ribeirão do Largo. Em alguns municípios, não chove há cerca de quatro meses e como conseqüência os pastos estão sem capim.

Alguns produtores rurais de Itapetinga já demonstram grande preocupação com a forte estiagem e se queixam de que os animais não têm o que comer, nem água para beber, causando um número considerável de mortalidade desses animais. Açudes e pequenos córregos estão secando e a única opção tem sido a abertura de poços artesianos, porém mais de 90% da água extraída desses poços não serve para o consumo humano, por ser salobra.

Especialistas informam que se não chover nos próximos 30 dias, os moradores de algumas dessas cidades poderão enfrentar sérios problemas de abastecimento de água e a mortalidade do gado pode se agravar, mergulhando a pecuária da região em uma forte crise.

Em Itapetinga, por exemplo, o abastecimento de água em alguns bairros já vem sendo racionado pelo SAAE, em virtude do baixo nível das águas do rio Catolé. A situação pior é a do distrito de Palmares, onde a represa que abastece o povoado está quase seca e a população já se cansou de esperar pela prometida água do Rio Pardo, que nunca chega.

Da Redação

Compartilhe em suas redes sociais!