Vereador Dedé ficou sem partido

ITAPETINGA: Uma revelação surpreendente causou espanto e agitou a sessão da Câmara de Vereadores, na noite desta quinta-feira. Ao usar a palavra, durante o pequeno expediente, o vereador Dedé Morais, eleito em 2008 pelo PT, revelou que ao visitar o cartório eleitoral da 140ª Zona, foi surpreendido com a informação de que seu nome não mais constava na lista de filiados do PT e que estava sem partido.

Em seu discurso, o vereador mostrou indignação com a direção do PT local e com o grupo político do prefeito Zé Carlos, atribuindo a eles uma verdadeira “armação”, para cortá-lo do partido, de forma traiçoeira e desrespeitosa, com o fim de impedir a sua candidatura à reeleição, por falta de filiação partidária.

Segundo a legislação eleitoral, os partidos políticos são obrigados a atualizar as listas de filiados nos meses de abril e outubro de cada ano, mas não têm o poder de cortar nenhum filiado, a não ser mediante pedido de desfiliação do próprio eleitor, que tem também a obrigação de comunicar a sua desfiliação, por escrito, ao cartório eleitoral.

A desfiliação do vereador Dedé, portanto, foi proposital e criminosa, ocorrendo o mesmo com o ex-presidente do Diretório Municipal do PT, Gilvan Olegário e o suplente de vereador Viana, que tiveram também os seus nomes eliminados das listagens do PT, encaminhadas ao TSE. Coincidentemente, os ‘eliminados’ vêm divergindo dos diretrizes do partido e dos rumos da administração municipal.

Por ironia, o boicote ao vereador Dedé acaba lhe beneficiando, pois agora poderá se filiar a outra agremiação partidária, sem correr o risco de perder o mandato, por força da lei de fidelidade partidária.

Por DAVI FERRAZ

Compartilhe em suas redes sociais!