setembro 2011
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  
Acesse o Sudoeste Hoje via Mobile em qualquer lugar!
  • Fabiano Pereira: É só pra lavar uma roupa suja aqui… Às moças que conheço de Itapetinga são diferentes das...
  • Gabriel: “sem seguir o trâmite legal…” Então aprovaram a criação de 13° pra vereador sim, apenas...
  • Anonymous: Que merda nenhuma cara para com isso tampando sol com peneira
  • Pedro: [22/10 15:30] Ariane bastos:uma pessoa me falou que Danny Souza comprou de geladeira a fogão bom caro ..mas...
  • Gustavo: Vamos torcer para que Itapetinga nos próximos anos recebe os prêmios nas categorias de: eficiência fiscal e...
  • Fabiano Pereira: Itapetinga merece tudo de bom…nessa cidade sou feliz no amor…à razão por querer bem à...
  • Gustavo: Cabe aqui uma correção. Na matéria consta “A requalificação do Parque Poliesportivo da...
  • Leitor: So que o tempo pra passar é quase nada,era 20seg mas ontem eu passei parece que diminuiu pra 15seg,enqto tem...
  • anônimo: Quando tem concursos públicos, como por exemplo o do Banco do Brasil que foi realizado em várias cidade do...
  • Anômino: Eu conheço cidades menores do que Itapetinga que possuem semáforos, um exemplo é Nova Venécia-ES que tem...
  • Manoel messias oliveira Lima: Agora Itapetinga vai a muito tempo nossa cidade precisava de ter esses equipamentos o...
  • Anonymous: O próximo semáforo deveria ser na praça do BOI!!
  • João Carlos s.santos: Até que enfim um prefeito arretado está estalando esse bendito semáforo nesse local,mas também...
  • Anonymous: Até que fim vai fazer uma coisas qua presta
  • anônimo: A pandemia só acabou em Itapetinga, e o povão, tudo como antes no quartel de abrantes.
leitores online


DIA DA CIDADE EM ITORORÓ, ADROALDO INAUGURA A RODA DEPOIS DE 5.500 ANOS DE INVENTADA

Por MILTON MARINHO

ITORORÓ: No dia 22 de agosto, o prefeito Adroaldo Almeida inaugurou uma grande obra no município. A praça que leva o nome de um ex-prefeito muito bem conceituado entre nós. A homenagem era merecidamente para nada mais, nada menos, que o saudoso amigo do povo de Itororó, José Ferreira Pinto. Até aí tudo muito bem e, o mundo inteiro aguardava ansioso para as honras e as glórias dessa homenagem ao grande Zeca Pinto, meu amigo particular e pai do nosso deputado Rosemberg Pinto.

O jornal oficial rodado em 4×1 circulava de mão em mão, anunciando em fontes garrafais, “Times New Roman bold”, (somente uma licença estilística) uma série de obras, porém na verdade, somente uma obra existia de direito para deleite popular: A RODA. Proclamava os meios de comunicação, diga se de passagem em sua maioria, oficiais. As peças ou os “spots” de rádio retiniam em nossos ouvidos, de modo ensurdecedor, ou melhor, admoestador. Adroaldo vai inaugurar a roda! Adroaldo vai inaugurar a roda!… Ah, a roda. A rótula, e meus olhos se embotavam de cimento e lágrima.

Passei pela manhã no local pra ver a grande obra, afinal levava o nome de uma dos maiores figuras da história política de Itororó, do meu amigo Zeca Pinto. O deputado federal Geraldo Simões e o filho da terra, deputado estadual Rosemberg e sua família estariam presentes ao evento. Tudo levava a crer que o ar, as emoções do ato se fundiam com a pompa e o glamour do tão esperado dia, da tão esperada hora em que veríamos ali, naquele lugar demarcado o busto de seu Zeca, fundido em bronze ou cinzelado em um finíssimo mármore de Carrara vindo de São Paulo ou da Inglaterra. Pelo valor da emenda orçamentária e o apetite laborioso do prefeito pra tornar Itororó uma cidade tão maravilhosa como Paris. Não teríamos dúvida que esta obra seria a menina do olho do governo “PARA QUEM MAIS PRECISA”.

A cidade estava num frenesi como jamais a vi, um misto de final de copa do mundo com a abertura do pote de ouro encontrado no fim do arco-íris. Imaginemos a cena.   Um vislumbre sem igual, Uma alegria tão bonita que, como Dasanta a musa, causava horror. “Miserê” re-re nobis, ora, ora pro nobis”, Do alto da encosta visitei o lugar inaugurado, notei que os maginíficos engenheiros que concebera tão estonteante parto, foram os mesmo que construíram “Machu Picchu e Stonehenge”.

Pela velocidade relâmpago da construção, tipo da noite do dia 21 pra manhã dia 22, como se fosse os deuses os astronautas que numa nave de formato esférico, dormisse no logradouro, e ao levantar voo entre o ocaso nebuloso e a aurora  boreal deixasse ali uma grande roda de cimento e areia 12×1 pronta para o descerramento da fita que inauguraria uma das maiores obras já construída por um prefeito no Brasil, e creiam amigos, isso estava acontecendo em Itororó, diante dos meus olhos, olhos que a terra não haverá de comê-los porque doarei para algum banco de olhos ou para algum rato que anda espreitando-os para roê-los.

Fez se então a luz do dia e todos estavam chegando para a grande inauguração da obra do século. Esta obra valia mais que todas as obras reunidas em todos os governos passados. Portas de guarda-roupas rompiam-se, o ascendente cheiro de naftalina se desmanchando no ar como tudo que é sólido, e os gerânios, as orquídeas de Mundinho do Rio do meio, as tulipas negras e os flamboyants se abriram nesse dia como jamais se abriram, era tão monumental a tal obra que pareciam um evento divinal, era como se fosse atravessar o mar vermelho ou ver Santos Dumont decolar com seu 14 bis pela primeira vez pelos arredores de Paris.

A multidão se achegava ao largo como nunca antes, o vento seco e arrogante da falta de umidade e humildade do ar, batia nas cambraias estampadas e nas lycras de fios sintéticos, nas tramas falsas das madames, e nos paletós da ilustres sumidades presentes. Cada uma mais bem vestida que a outra, as mulheres com seus  “modelitos” tirado de novela, cheirando a guardado  de tanto esperar por esse dia.

Eis que rondava ao derredor da roda  a visita aziaga de ilustres vereadores que queriam discursar e sair bem na fita, ao lado de “personas” ilustres, autoridades  altamente internacional, exalando enxofre com “Azzaro”  do Paraguai, numa espécie de anti-climax composto de fumo, cinzas do lugar e desodorante “Mistral”, que contaminavam a todos, importados diretamente do reino podre da Dinamarca, para nossa queridíssima e dulcíssima Itororó. Enfim a roda misteriosa logo em seguida seria batizada e crismada com a anuência das autoridades eclesiásticas e a indispensável e honrosa presença de Joseph Ratzinger, vossa santidade o papa Bento XVI para tornar benta “A OBRA DO SÉCULO. Dez horas da manhã o bicho pegou. Finalmente a roda seria inaugurada.

Hora do discurso e tome-lhe “chaveco” e propaganda. Todos bateram palmas e não pediram bis, Chaveco, propaganda eleitoreira, conversa fiada “inrroleichon”, incenso, mirra, aspersório, agua benta, vinho, alfaia e tome-lhe propaganda eleitoreira. O prefeito, o dono da voz, o que diz quem vive e quem morre no município (porque detém o poder da caneta), o senhor dos anéis e dos manés, repetia bizarramente o discurso como se tivesse enganchado o disco e, todos, novamente bateram palmas num desenho mágico, satisfeitos com a obra de mais de 1.000,000,00 (UM MILHÃO DE REAIS), tão invisível quanto os moradores do local. Com este ato chancelamos nossa redenção socialista. Valeu Adroaldo! Você é o cara!

A RODA, depois de 5.500 anos de inventada pelos sumérios, e por conta da burocracia dos milênios e dos séculos, finalmente o prefeito de Itororó Adroaldo Almeida consegue inaugurar a roda.

A foto é oficial, a obra é fictícia. Qualquer semelhança com a ideia que você tem do nada, não é mera coincidência não. É o nada mesmo em toda sua plenitude e concepção. Adroaldo é merecedor do urso de Berlim e da Palma de ouro em Cannes. Prêmios concedidos aos grandes do cinema mundial.


17 respostas para “DIA DA CIDADE EM ITORORÓ, ADROALDO INAUGURA A RODA DEPOIS DE 5.500 ANOS DE INVENTADA”

  • Márcio says:

    Davi,

    Me diz com que tu andas que te direi quem tu és.
    Nesse caso me diga quem tu apoias que direis quem tu és…
    A que ponto chegou o Davi.

  • Davi Ferraz says:

    Márcio, não tenho preferência por nenhum candidato. Me restrinjo em dar as notícias e provocar o debate. Apenas torço para que pessoas com bons propósitos venham a governar Itapetinga, pois a atual administração é decepcionante.

  • PICA-PAU says:

    Isso me lembra uma música muito conhecida do “velho guerreiro” o inesquecível, Chacrinha, mais ou menos assim: RODA…RODA…RODA E AVISA UM MINUTO DE COMERCIAL, ALÔ, ALÔ TEREZINHA É UM BARATO O CASINO DO CHACRINHA.
    AGORA VAMOS INVERTER AS LETRAS: PRESTEM BEM ATENÇÃO!.
    RODA…RODA…RODA E AVISA, QUE ABSURDO, QUE CARA DE PAU… INAUGUREI A PRACINHA… NÃO SEI SE É “RODA”, OU SE A “RODA” É A PRACINHA.HAHAHAHAH,RSRSRSRRRS.
    É MEU CARO ADROALDO, O NEGOSS TÁ FEIO AE PRO SEU LADO VIU. QUE FENÔMENO DE INAUGURAÇÃO HEN! FAÇA IGUAL AO PREFEITO DE ITAPETINGA. 500 CASAS.
    PUBLICA AE VIU DAVI, RSRSRS

  • Antonio says:

    Com certeza o ilmº Marcio deve ter participado de inauguração desta tão grandiosa obra em 22 de agosto. E você Davi não se importe pois quem veicula noticias está sempre na mira dos que discordam dos que dizem a verdade. E você tome vergonha e para de apoiar os mal feitos em Itororó sujeito sem ver……

  • Antonio says:

    marcio tome vergonha e pare de apoiar o mal feito tenha idoneidade moral desse jeito seu pai vai ter vergonha de tí

  • Nesse Baile Imaginario, das realizaçoes publicas, fica claro, o prefeito convidou as autoridades, e o povo de Itororó . para ser ridicularizado, pelo mesmo discurso de sempre repetitivo e vazio,simplemente para fazer politica do desespero pois por mais que faça, sente no rosto das pessoas a repulsa pela sua desagradavel figura publica arrogante e mesquinha implorando a Populaçao um segundo Mandato o que nao vai acontecer,pois prometeu de mais e fez de Menos,sua ganancia foi muito maior que a sua competencia.Fora, chega desse nhem,nhem, de amigos de todo Mundo.

  • Márcio says:

    Daví,

    Não me refiro a Itapetinga que é a sua terra e sim em abrir espaço no seu site para esse tipo de campanha eleitoral antecipada em que pratica o Sr. Milton Marinho.
    O cara usa o espaço do seu site descaradamente para fazer campanha visando as eleições de 2012 pois, todo Itororoense sabe que ele está alucinado pela prefeitura.
    Eu acho o correto você como jornalista/blogueiro criticar qualquer que seja o politico (Zé Carlos, Adroaldo) ou partido de qualquer Cidade ou Estado mas abrir espaço para uma pessoa que todos sabem que é candidato nas próximas eleições é aceitar propaganda antecipada.
    Sabe porque o Milton Marinho não coloca na frente do nome dele 2012 ?….vc sabe porque.

  • Tá com ciúmes hein neguinha!… Nunca vi Milton falar que é candidato aqui nesse blog. Oia boneca, vosmicê é que tá fazendo propaganda do rapaz.Ou tu se contenta em rebater as críticas aí do teu anonimatozinho e promove o debate dentro de tua maneira de ver as coisas que o Milton posta ou não podemos fazer mais nada. Poste seu comentário, mande seu prefeito fazer um contrato com o Blog e se defenda. Se Milton Marinho estiver usando de mentiras, vocês tem advogados pra dar e vender, processe Milton.

  • Antonio says:

    Marcio o site de Daví é um blog.

  • Antonio says:

    Ah sim Marcio, o srº Daví chegou ao ponto de se importar com os acontecimentos da região, ao contrario dos diretores dos blog´s itororó já e itororó alerta que só veiculam o que é de interesse do prefeito, pois eu já fiz comentários nestes blog´s e não foram postados. E não foram comentários que desabonassem integridade moral de ninguém , por que imoralidade é apoiar determinadas situações que ocorrem em minha maravilhosa ITORORÓ. ps “falar a verdade é um dom do bom e do justo.”

  • Elson Matos Fontes says:

    Milton Marinho o Sr. está de parabéns pelas maravilhosas cronicas que tem escrito neste blog, mas esta em especial na minha modesta opinião está muito bem escrita, dei belas risadas. Sinceramente o Sr. é um excelente escritor. Tenho pena do Sr. Prefeito Adroaldo em tê-lo com adversário político, acho que ele fez um mal negócio em subestimar sua inteligência, que para alguns pelo visto, acham que é loucura.

    Abraço

  • anonimo says:

    Meu deus, tenha misericórdia de Itororó.Não deixe que essa cidade continue sendo a cidade do tráfico.precisamos de um prefeito novo e que não junte aos corruptos que já passaram,e está passando pelo poder .Agora é a vez Milton Marinho .Estamos com você. Somos moradores do bairro Sinval Palmeira

  • De Itororó says:

    Davi apoia Milton “Da Lua” Marinho, pq quer ser secretario de alguma coisa em Itororó, já que foi posto de lado em Itapetinga pelo partido q apoiava e a oposição não o vê com bons olhos!!! Tô acordado pra os interesses desse blogueiro, pq jornalista ele não é…

  • Davi Ferraz says:

    ‘De Itororó’, da sua cidade a única coisa que me interessa é a deliciosa carne do sol.

  • Canta meu Galo says:

    Até parece…

  • eliane oliveira dos santos says:

    ola ,,meus queridos.nacir em itororo,,,tem 13 anos que sair dai,moro em sp atualmente..fico feliz ,em ver,,a minha cidade crescendo asim,,que deus abencoi ,,a todos que estao deferente a esta cidade ,maravilhosa..bjs eliane,,oliveira

  • braz c de castro says:

    Eu gostei de ver a satisfação do prefeito e seus aliados image de garupeiros pégano uma carona na estoria do passado com discuso Improvisado mais a Roda pra quem gosta de menti tem papo como peru e muito bom que fica rodando o que não foi Listo foi o posto Rui Alfredo a Delegacia de Rio do Meio e o prédio dos Mourera mais tá em tempo de pega carona do momento parti pra Firmino Alves ainda Hoje que o Prefeito vai Inaugura mais de 100 Casas populares e ainda ganha experiencia para a minha casa minha vida agora o pior e que ele nem copiá sabe nem no teste de escritor passou com o de-boxo e as pornografia de Bocaxi esta na minoria do povo

Deixe seu comentário

  • CHOPP CHU ESTÁ DE VOLTA!
    3 de outubro de 2021 | 22:20

  • BASE DE RODRIGO NÃO QUER ALIANÇA COM PT
    23 de setembro de 2021 | 19:39

    As reiteradas declarações de Lúcio Vieira Lima sobre um provável apoio do MDB baiano à candidatura do petista Jaques Wagner ao governo , em 2022, caiu como uma bomba em Itapetinga, com a base do prefeito Rodrigo Hagge reagindo e se posicionando contrária á malfadada ideia, por razões mais do que óbvias: o PT é o principal adversário do MDB no município.

    CONFIANÇA EM RODRIGO

    Mesmo assim, a decisão final será do prefeito Rodrigo, que deverá ouvir o MDB local e sua base aliada, caso o diretório estadual decida se aliar ao PT ou a qualquer outro partido. A confiança no jovem prefeito é total, mas a preferência dos Saruês e Gabirabas é por ACM Neto, lembrando que o DEM já é parceiro do MDB em Itapetinga e faz parte do governo municipal. Uma aliança com o PT inviabilizaria essa e outras parcerias e racharia a base de Rodrigo.

    APOIO DE MICHEL A WAGNER EM 2006

    Nas discussões sobre essa questão, muita gente cita o apoio de Michel Hagge a Jaques Wagner, nas eleições de 2006, mas o contexto era outro e permitia essa aliança. Michel era prefeito e tinha como principal adversário o então governador Paulo Souto, seu primo carnal. Itapetinga era tratada a pão e água pelo governo do estado, a mando do velho ACM. Por outro lado, o MDB nacional e estadual faziam parte do governo Lula, com Geddel no Ministério da Integração Nacional. Deu a lógica.

    E JOÃO ROMA?

    Outra opção para o governado da Bahia é o candidato bolsonarista João Roma, Ministro da Cidadania e amigo pessoal de Rodrigo. Apesar do nome dele ainda não estar nas discussões no tabuleiro político local, é bom lembrar que a votação de Bolsonaro em Itapetinga nas últimas eleições, foi majoritária, tanto no primeiro quanto no segundo turno. Isso pesa e deve ser decisivo em 2022. É caso a pensar…


  • 22 de setembro de 2021 | 10:48

  • INAUGURAÇÃO NESTA SEXTA
    13 de setembro de 2021 | 17:06

  • RODRIGO TEM INDEPENDÊNCIA
    3 de setembro de 2021 | 11:47

    Em entrevista recente a uma rádio de Conquista o prefeito Rodrigo Hagge afirmou que não está participando de nenhuma articulação do MDB estadual para um provável apoio à candidatura de Jaques Wagner (PT) ao governo da Bahia e que o MDB de Itapetinga tem independência para escolher a quem apoiar para o governo. Só para lembrar, o MDB de Itapetinga é antipetista.

    COISA DE LÚCIO

    De acordo com a imprensa de Salvador, Lúcio Vieira Lima tem conversado com petistas e pode apoiar Wagner, mas não tem a garantia de que será acompanhado pelas lideranças do MDB nessa sua nova aventura. A tendência dos emidebistas do interior é apoiar ACM Neto e até João Roma. PT fica difícil.

    OUTRO MOMENTO

    É verdade que em 2006 Michel Hagge apoiou Jaques Wagner na sua primeira eleição para governador e que Wagner subiu no palanque de Michel em 2008, mesmo tendo um candidato a prefeito do PT na cidade. Era outro momento e de lá para cá as relações não são mais as mesmas. Apesar da liderança de Rodrigo ser incontestável, fica difícil convencer os Gabirabas e Saruês a apoiarem seus ferrenhos adversários, depois de tanta perseguição contra a gestão de Rodrigo e seus correligionários, por Rui Costa e seus prepostos. Não vejo com bons olhos.

    FOTO COM ROSEMBERG

    Rodrigo explicou na entrevista que cumpriu agenda institucional em Salvador, na Sesab e Seagri, para tratar do retorno de Itapetinga à Policlínica de Conquista e para reativar o projeto do Frigorífico de Aves, prometido pelo ex-secretário da Agricultura. Rosemberg aparece na foto porque também acompanhou a visita institucional de Rodrigo, como deputado da região. Nada mais do que isso. O resto é mera ‘especulation‘.

    O ‘TRATOR’ RENAN DEVE RECUAR

    O vice-prefeito Renan Pereira tem sido aconselhado por amigos e até familiares a não “aparecer muito” nos eventos bolsonaristas em Itapetinga, para não ‘queimar o filme’ com o cacique estadual do DEM, ACM Neto, que quer ver Bolsonaro pelas costas. Se o “trator” vai aceitar o conselho, é outra conversa. Mas 7 de Setembro tá vindo aí e tem manifestação de apoio ao presidente marcada. Será que vai viajar? Tô apostando…

  • VAI DE CORONAVAC ?
    13 de agosto de 2021 | 20:36

    Aplicada em massa no Brasil e até no Chile, a vacina chinesa Coronavac está na berlinda. Casos de pessoas que receberam as duas doses do imunizante e contraíram o vírus da Covid-19 se repetem, com a grande mídia bancada por Dória de boca fechada. Pior ainda foi a morte do ator Tarcísio Meira e agora a contaminação de Silvio Santos, que também receberam duas doses da Coronavac.

    ANVISA DESCONFIADA

    Desconfiada da pouca eficácia da vacina chinesa, a Anvisa já pediu à Pfizer estudos sobre a aplicação de uma 3ª dose de reforço para quem já recebeu duas doses do imunizante, como aconteceu no Chile, onde 70% da população vacinou duas vezes com a Coronavac e mesmo assim a contaminação voltou forte. Como dizem os bolsonaristas e até os petistas, “Isso a Globo não mostra!”.

    GENTE DESISTINDO

    Aqui na Bahia, tem gente se recusando a vacinar com o imunizante chinês, que ainda está sendo distribuído no estado. Em várias cidades, pessoas saíram das filas quando souberam que iriam ser vacinadas com Coronavac. Preferem, assim como o nosso governador Rui Costa, a vacina da Pfizer, mas encaram a Astrazeneca sem problemas. Baiano é lascado, mas é chic…

  • LOTEAMENTO MORADA DO PARQUE
    21 de junho de 2021 | 18:25


  • 14 de junho de 2021 | 22:01


  • 27 de fevereiro de 2021 | 22:38


  • 27 de fevereiro de 2021 | 22:34

  • RSSArquivo de Quentinhas & Boas »


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia