Em 2010 Zé Carlos leu um ‘racunho’ dabiscado à mão

 

ITAPETINGA: Alegando não ‘poder comparecer’ à sessão de reinício dos trabalhos legislativos da Câmara de Vereadores, prevista para esta quarta-feira (16), o prefeito Zé Carlos encaminhou pedido ao presidente do legislativo Municipal, vereador João de Deus (PMDB), solicitando o adiamento da sessão inaugural do exercício de 2011, para a próxima semana.

Na verdade, segundo fontes do próprio executivo, a assessoria do prefeito “comeu mosca”, mais uma vez, se esquecendo de redigir a ‘mensagem do executivo’, cuja leitura é obrigatória na primeira sessão do ano, conforme prevê a Lei Orgânica Municipal e o Regimento Interno da Câmara de Vereadores.

O pedido do prefeito, sob a alegação de que não poderá comparecer para leitura da mensagem, ou qualquer outro pretexto, é injustificável, pois a lei não o obriga a fazer essa leitura pessoalmente, podendo ser representado por qualquer um dos seus secretários ou assessores.

Ademais, a Câmara de Vereadores como poder independente, não deve ficar atrelada aos desejos e sabores do executivo, sob pena de se caracterizar como mero apêndice da prefeitura, o que desgastaria, ainda mais, a sua já abalada reputação.

Vale lembrar que no ano passado o prefeito Zé Carlos compareceu à Câmara para ler a sua mensagem de governo, com um mero rescunho rabiscado à mão, o que causou grande constrangimento entre os vereadores e presentes. O documento impresso só chegou depois, quando a sessão já estava no seu final.

O mínimo que se espera de um chefe do poder executivo é que ele acompanhe de perto de desenvolvimento da sua administração e coloque a sua equipe para trabalhar. De qualquer forma, o epsódio servirá para que a população possa avaliar a postura do novo presidente da Câmara de Vereadores: se de independência ou de submissão ao poder executivo.

Por DAVI FERRAZ 

Compartilhe em suas redes sociais!