Sábado, na parte da tarde, antes do futebol no Coroas, um grupo de amigos conversava a respeito do “poder”. Poder é o direito de agir e mandar. Existem diversos tipos de poder: o poder econômico, social, militar, político, entre outros.

O poder político é conquistado através do voto, em um regime democrático. Uma vez no poder, deve-se buscar melhorias para o município e benefícios para melhorar a qualidade de vida dos habitantes.

O poder transforma as pessoas. Mudam as relações pessoais: os antigos companheiros e “amigos” poderão ser substítuidos por novos. Mudam os antigos apoios e as alianças: aqueles correligionários do começo da campanha podem ser afastados e outros incorporados: ‘cooptação’.

Quem chega ao poder tem resistência em fazer auto-crítica. O poder os torna cegos e surdos a crítica. Quem chega ao poder reforça a crença de que representa o ‘bem’ e quem é contraditor representa o ‘mal’.

Infelizmente assim é o poder: seduz seus ocupantes ‘temporários’, ao ponto de quase sempre acharem que são ‘permanentes’.

Por JOSÉ ELIAS RIBEIRO

Compartilhe em suas redes sociais!