Em setembro de 2003, iniciou-se a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. O SAMU, é um serviço de saúde com participação do Ministério da Saúde e Secretarias Municipais de Saúde.

A intenção de que todo enfermo, ferido ou parturiente em situação de urgência ou emergência, sejam transportados com segurança e acompanhamento de profissionais da saúde até o hospital, e também serviria para fazer as transferências inter-hospitalares de pacientes. As equipes trabalhariam em sistema de plantão com cobertura 24 hs, todos os dias da semana.

Em nossa cidade está sendo implantada uma unidade na Nova Itapetinga. Se for uma equipe para suporte básico será necessário técnico em enfermagem + motorista socorrista. Se for uma equipe de tratamento intensivo móvel será necessário médico + enfermeiro + motorista socorrista. Quando o SAMU estiver funcionado e começar a recepcionar os doentes e feridos, qual o destino das ambulâncias? Não existe estrutura hospitalar para receber os pacientes. 

Antes de inaugurar o SAMU é preciso investir na recuperação dos hospitais existentes. O SAMU funcionando bem, resolve o socorro de emergência. Não resolve a resolução “tratamento” do cidadão. O SAMU é um avanço para a saúde pública e é uma conquista do governo José Carlos. Não adianta ter SAMU se os pacientes são entregues para hospitais sem condições de tratá-los.

Por JOSÉ ELIAS RIBEIRO

Compartilhe em suas redes sociais!