Política é uma ciência que envolve diplomacia, astúcia, ação, veículo transformador na vida do cidadão para o bem ou para o mal. Exemplo de má política: Governo Roberto Santos. A região precisa de um hospital regional. Existe decisão política e administrativa de construir um hospital na região. Dires, Direc, Derba, instalados na cidade, demonstram que Itapetinga é a sede da micro-região. Estranhamente, o hospital é direcionado para Itarantim.

Recurso público é direcionado para uma obra que nunca correspondeu ao planejamento inicial. Moral da história: Itapetinga e região sofrem por não terem um hospital público regional a disposição da sua população. O hospital regional de Itarantim foi municipalizado na gestão Ricardo Souto.

Exemplo de boa política: Governo Paulo Souto. Decisão política de levar para o interior do estado, indústrias, que absolvessem grande contingente de mão de obra. Incentivos fiscais são concedidos para as empresas se instalarem na Bahia. Itapetinga “com a sede” e região “com filiais” recebem os investimentos da Azaléia. Moral da história: Itapetinga cresce vertiginosamente na última década e as cidades da região conseguem fixar jovens “que possivelmente emigraria” de sua terra natal. Estes dois singelos exemplos servem para mostrar como a política está presente na vida da gente.

As decisões acertadas repercutem positivamente na vida de várias gerações. As decisões erradas são lamentadas e penalizam também, várias gerações. Isto é política.

Por José Elias Ribeiro

Compartilhe em suas redes sociais!