maio 2009
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
Acesse o Sudoeste Hoje via Mobile em qualquer lugar!
  • Manoel messias oliveira Lima: Agora Itapetinga vai a muito tempo nossa cidade precisava de ter esses equipamentos o...
  • Anonymous: O próximo semáforo deveria ser na praça do BOI!!
  • João Carlos s.santos: Até que enfim um prefeito arretado está estalando esse bendito semáforo nesse local,mas também...
  • Anonymous: Até que fim vai fazer uma coisas qua presta
  • anônimo: A pandemia só acabou em Itapetinga, e o povão, tudo como antes no quartel de abrantes.
  • Gustavo: O título da matéria deveria ser: PARQUE DA LAGOA LOTADO NO FERIADÃO MOSTRA POTENCIAL PARA ALTA TRANSMISSÃO...
  • Retado: As fotos mostram pessoas sem máscaras e aglomeradas. Por isso, esse aumento nos índices de covid e...
  • Jussara: Vou adiantar, se apoiar o luladrão, não terá meu voto
  • Anônimo: Essa fusão foi ruim pro DEM. Sabemos que o PSL só tem essa bancada pelo Bolsonaro. Se Bolsonaro ir realmente...
  • Anônimo: Vocês que dizem que se apoiar Bolsonaro não terá seus votos. Tática velha, vocês não vão votar nele de...
  • Anonymous: Não votaremos em quem apoiar. Bosonaro. Fica a dica.
  • Fabiano Pereira: Mulher nenhuma nunca ficou comigo por amor, e sim por dinheiro ou interesse…espero que à moça...
  • anônimo: Meu amigo Rivadávia Ferraz, essa fusão do DEM e PSL, como se diz na giria, é uma comédia. O partido PSL teve...
  • Anonymous: Já vou adiantar, se apoiar Bosonaro, não terá Meu voto!
  • Anonino: se eu fosse o prefeito rodrigo me desfiliaria do MDB. Partido ultrapassado
leitores online


Estado terá novo surto de de dengue no próximo ano

A ocorrência de grandes quantidades de casos de dengue não ficará na lembrança quando o ano de 2009 acabar. O secretário de Saúde do estado, Jorge Solla, disse que a epidemia de dengue na Bahia irá se repetir no próximo ano. “Este ano, aBahia teve uma concentração grande na região sul (Itabuna, Ilhéus Jequié, Porto Seguro) e no próximo ano, as outras áreas do estado deverão passar pela mesma situação”, anunciou.

O secretário explica ainda que o estadovive, há 15 anos, uma epidemia da doença e nesse tipo de situação infecciosa é natural que aconteça uma distribuição da incidência. “Estamos vivendo o terceiro ciclo epidêmico na Bahia. Nesse estágio da doença, é normal que de tempos em tempos se tenha surtos periódicos de casos registrados, como acontece em 2009 e haverá em 2010”, sentenciou Solla.

Segundo o secretário, a maior epidemia vivida pelos baianos foi em 2002, quando foram registrados 87.237 casos, a maioria pelos tipos 1 e 3 da doença. “A outra situação foi em 1996, quando foram notificados 61.435 casos, a maioria pelo tipo 2 da doença”, disse Solla. De acordo com ele, de todas as doenças infecciosas, a única que teve crescimento na Bahia este ano, comparado com os anos anteriores foi a dengue.

Solla explicou ainda que as pessoas que foram atingidas na epidemia anterior se tornam imunes, mas portadoras do vírus. Uma vez picados pelo mosquito, eles passam o vírus para o inseto, que retransmite a doença para pessoas suceptíveis [que ainda não têem imunidade para o vírus]. Isso explica a grande contaminação de crianças na epidemia deste ano. Dessa forma, a população de uma área extremamente infectada em um ano, comoItabuna, não será afetada no ano seguinte.

Ações de controle

Em 2008, no Brasil, houve epidemia marcante de dengue no Rio de Janeiro, Sergipe e Mato Grosso do Sul. Este ano, o sul da Bahia,oEspírito Santo e Minas Gerais estão sendo atingidos. “Quem escapa dessa epidemia em um ano é um forte candidato para o próximo ano. Como a Bahia não foi igualmente atingida pelos casos, a probabilidade do novo surto é existente”, acrescentou o secretário.

Apesar do risco da continuidade da epidemia, o secretário garante que a situação pode ser evitada. “Depende das ações de controle e da conscientização das pessoas e dos municípios. Só se elimina os casos quando há erradicação dos focos, principalmente dentrodosdomicílios”,explica.

No ano passado, 50% dos municípios não completaram as ações de combate à doença determinadas pelo governo federal e isso foi refletido no crescimento de casos este ano”, concluiu, lembrando que as cidades com a saúde descentralizada são responsáveis pelo controle.

Quase 40% das amostras são nulas

Dos 109 óbitos suspeitos notificados na Bahia no primeiro quadrimestre do ano, 49 foram confirmados por exames realizados no Laboratório Central Gonçalo Moniz. Porém, dos 60 restantes, em alguns casos, a causa da morte nunca será conhecida. O representante da secretaria informa que dois fatores contribuem para que esses casosnão sejam investigados. “Pode haver falha na manipulação da coleta e também no transporte do material coletado, o que invalida a análise”, explica.

Apenas 61,7%das amostras enviadas para isolamento viral, que identifica a presença do vírus da dengue, foram adequadas para a realização doexame.“Ocuidadotemque ser mais intenso porque a amostra acaba sendo descartada. Sempre vai ter uma certa quantidade de casos pendentes. Isso é natural dentro do processo de investigação epidemiológica”, destacou Solla.

Todo caso suspeito de dengue deve ser notificado, mas nem todo caso notificado tem análise laboratorial, segundo informações do secretário. “A dengue éumadoença tão presente nesse momento de epidemia que não justifica você fazer a confirmação laboratorial de todos os casos, como nos casos brandos”.

(Notícia publicada na edição impressa de 15/05/2009 do CORREIO)

1 resposta para “Estado terá novo surto de de dengue no próximo ano”

  • Eu tenho vergonha na cara!!!!! says:

    A sociedade precisa se mobilizar no sentido de adotar habitos que favoreçam o combate a esta doênça. Não basta o Estado se estruturar, se o cidadão não se conscientizar de que ele é o principal responsável pela proliferação deste mal, nada vai adiantar o trabalho dos abnegados agentes de saúde que por muitas vezes enfrentam as portas cerradas de moradores inconsequentes e ignorantes. TEMOS QUE TER VERGONHA NA CARA. A DENGUE É UM PROBLEMA DE TODOS NÃO SOMENTE DO GOVERNO!!!!!!!

Deixe seu comentário

  • CHOPP CHU ESTÁ DE VOLTA!
    3 de outubro de 2021 | 22:20

  • BASE DE RODRIGO NÃO QUER ALIANÇA COM PT
    23 de setembro de 2021 | 19:39

    As reiteradas declarações de Lúcio Vieira Lima sobre um provável apoio do MDB baiano à candidatura do petista Jaques Wagner ao governo , em 2022, caiu como uma bomba em Itapetinga, com a base do prefeito Rodrigo Hagge reagindo e se posicionando contrária á malfadada ideia, por razões mais do que óbvias: o PT é o principal adversário do MDB no município.

    CONFIANÇA EM RODRIGO

    Mesmo assim, a decisão final será do prefeito Rodrigo, que deverá ouvir o MDB local e sua base aliada, caso o diretório estadual decida se aliar ao PT ou a qualquer outro partido. A confiança no jovem prefeito é total, mas a preferência dos Saruês e Gabirabas é por ACM Neto, lembrando que o DEM já é parceiro do MDB em Itapetinga e faz parte do governo municipal. Uma aliança com o PT inviabilizaria essa e outras parcerias e racharia a base de Rodrigo.

    APOIO DE MICHEL A WAGNER EM 2006

    Nas discussões sobre essa questão, muita gente cita o apoio de Michel Hagge a Jaques Wagner, nas eleições de 2006, mas o contexto era outro e permitia essa aliança. Michel era prefeito e tinha como principal adversário o então governador Paulo Souto, seu primo carnal. Itapetinga era tratada a pão e água pelo governo do estado, a mando do velho ACM. Por outro lado, o MDB nacional e estadual faziam parte do governo Lula, com Geddel no Ministério da Integração Nacional. Deu a lógica.

    E JOÃO ROMA?

    Outra opção para o governado da Bahia é o candidato bolsonarista João Roma, Ministro da Cidadania e amigo pessoal de Rodrigo. Apesar do nome dele ainda não estar nas discussões no tabuleiro político local, é bom lembrar que a votação de Bolsonaro em Itapetinga nas últimas eleições, foi majoritária, tanto no primeiro quanto no segundo turno. Isso pesa e deve ser decisivo em 2022. É caso a pensar…


  • 22 de setembro de 2021 | 10:48

  • INAUGURAÇÃO NESTA SEXTA
    13 de setembro de 2021 | 17:06

  • RODRIGO TEM INDEPENDÊNCIA
    3 de setembro de 2021 | 11:47

    Em entrevista recente a uma rádio de Conquista o prefeito Rodrigo Hagge afirmou que não está participando de nenhuma articulação do MDB estadual para um provável apoio à candidatura de Jaques Wagner (PT) ao governo da Bahia e que o MDB de Itapetinga tem independência para escolher a quem apoiar para o governo. Só para lembrar, o MDB de Itapetinga é antipetista.

    COISA DE LÚCIO

    De acordo com a imprensa de Salvador, Lúcio Vieira Lima tem conversado com petistas e pode apoiar Wagner, mas não tem a garantia de que será acompanhado pelas lideranças do MDB nessa sua nova aventura. A tendência dos emidebistas do interior é apoiar ACM Neto e até João Roma. PT fica difícil.

    OUTRO MOMENTO

    É verdade que em 2006 Michel Hagge apoiou Jaques Wagner na sua primeira eleição para governador e que Wagner subiu no palanque de Michel em 2008, mesmo tendo um candidato a prefeito do PT na cidade. Era outro momento e de lá para cá as relações não são mais as mesmas. Apesar da liderança de Rodrigo ser incontestável, fica difícil convencer os Gabirabas e Saruês a apoiarem seus ferrenhos adversários, depois de tanta perseguição contra a gestão de Rodrigo e seus correligionários, por Rui Costa e seus prepostos. Não vejo com bons olhos.

    FOTO COM ROSEMBERG

    Rodrigo explicou na entrevista que cumpriu agenda institucional em Salvador, na Sesab e Seagri, para tratar do retorno de Itapetinga à Policlínica de Conquista e para reativar o projeto do Frigorífico de Aves, prometido pelo ex-secretário da Agricultura. Rosemberg aparece na foto porque também acompanhou a visita institucional de Rodrigo, como deputado da região. Nada mais do que isso. O resto é mera ‘especulation‘.

    O ‘TRATOR’ RENAN DEVE RECUAR

    O vice-prefeito Renan Pereira tem sido aconselhado por amigos e até familiares a não “aparecer muito” nos eventos bolsonaristas em Itapetinga, para não ‘queimar o filme’ com o cacique estadual do DEM, ACM Neto, que quer ver Bolsonaro pelas costas. Se o “trator” vai aceitar o conselho, é outra conversa. Mas 7 de Setembro tá vindo aí e tem manifestação de apoio ao presidente marcada. Será que vai viajar? Tô apostando…

  • VAI DE CORONAVAC ?
    13 de agosto de 2021 | 20:36

    Aplicada em massa no Brasil e até no Chile, a vacina chinesa Coronavac está na berlinda. Casos de pessoas que receberam as duas doses do imunizante e contraíram o vírus da Covid-19 se repetem, com a grande mídia bancada por Dória de boca fechada. Pior ainda foi a morte do ator Tarcísio Meira e agora a contaminação de Silvio Santos, que também receberam duas doses da Coronavac.

    ANVISA DESCONFIADA

    Desconfiada da pouca eficácia da vacina chinesa, a Anvisa já pediu à Pfizer estudos sobre a aplicação de uma 3ª dose de reforço para quem já recebeu duas doses do imunizante, como aconteceu no Chile, onde 70% da população vacinou duas vezes com a Coronavac e mesmo assim a contaminação voltou forte. Como dizem os bolsonaristas e até os petistas, “Isso a Globo não mostra!”.

    GENTE DESISTINDO

    Aqui na Bahia, tem gente se recusando a vacinar com o imunizante chinês, que ainda está sendo distribuído no estado. Em várias cidades, pessoas saíram das filas quando souberam que iriam ser vacinadas com Coronavac. Preferem, assim como o nosso governador Rui Costa, a vacina da Pfizer, mas encaram a Astrazeneca sem problemas. Baiano é lascado, mas é chic…

  • LOTEAMENTO MORADA DO PARQUE
    21 de junho de 2021 | 18:25


  • 14 de junho de 2021 | 22:01


  • 27 de fevereiro de 2021 | 22:38


  • 27 de fevereiro de 2021 | 22:34

  • RSSArquivo de Quentinhas & Boas »


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia