dengue-collage1

Confiram o que diz um Agente de Saúde do município sobre a declaração do prefeito José Carlos, a respeito dos “baixos” índices de infestação da dengue em Itapetinga:

“Sou agente de saúde trabalho na dengue a 5 anos, afirmo com precisão que o índice de 1% de infestação é um índice manipulado, não corresponde com a realidade. Os agentes tem um prazo de 3 a 4 meses, correspondente a um ciclo, para visitarem todas as casas do município e fazer o trabalho de combate e prevenção do Aedes Aegypti.

Nesse espaço de tempo muitas residências estão fechadas, ou o morador recusa a entrada, ou não são visitadas, ou o agente faz um falso registro de entrada. No fim do ciclo de 4 meses, os supervisores para diminuir o índice de casas não visitas, colocam no relatório que as casas foram tratadas, ou melhor, elimina as “pendências”. Com essa manobra o índice cai mesmo, neste ritmo vai cair pra zero.

Além disso o governo federal fornece incentivo financeiro para os municípios, cujos agentes conseguirem reduzir o índice de infestação.De olho no abono, faz-se qual quer coisa para reduzir o indice “na tora” passando mel na boca dos leigos.

A quantidade de pessoas de dengue que dá entrada no HCR é alarmante, se o índice tá baixo, logo não justifica a quantidade alta de pessoas doentes.

Sugiro ao prefeito e a fraquíssima Secretaria de Saúde que falem a comunidade que os moradores da cidade adquiriram a doença em outras cidade da região, desculpa boa, vai que cola….”

Quem diz a verdade?

Por Davi Ferraz

Compartilhe em suas redes sociais!