Na tarde desta quarta-feira, 16/12, aconteceu a audiência final referente ao Plano Municipal de Saneamento Básico de Ibicuí, projeto firmado em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA).

De acordo com a legislação, todo município deveria elaborar um Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), a fim de verificar as necessidades e deficiências relacionadas a este quesito, mas apenas 31% dos municípios brasileiros possuem o PMSB.

Das 417 cidades baianas, Ibicuí foi selecionada, junto a outros 50 municípios, para receber o investimento da FUNASA, por meio de termo em cooperação com o IFBA e, nessa seleção, o PMSB de Ibicuí foi considerado como projeto piloto, contemplando, de forma bem estruturada, os quatros serviços essenciais do saneamento básico: Abastecimento de Água Potável, Esgotamento Sanitário, Manejo de Resíduos Sólidos e Drenagem das Águas Pluviais.

Com o projeto apresentado hoje, em mesa virtual, composta por representantes do IFBA, FUNASA, PISA, Comitês, e aberta a toda população, via transmissão ao vivo no Facebook, o prefeito reeleito comemora mais um momento importante para a cidade: “Só a oportunidade de estar entregando este plano já nos orgulha. Nosso desejo é que, a partir dele, Ibicuí passe a ser referência não só pelo São João, mas, também, pelo desenvolvimento sustentável”, comentou.

Passada a audiência final, o PSMB de Ibicuí será encaminhado, agora, para a Câmara de Vereadores. Se aprovado, as ações serão executadas em prazo imediato, dando resultados de forma progressiva.

O prefeito segue confiante: “Esse investimento mudará a história do nosso município. Iremos universalizar o acesso ao saneamento por toda a sede, distritos e zona rural. Com a confiança que temos em nosso bom Deus, vamos conseguir”, finalizou.

Se bem executado, o planejamento é capaz de promover a segurança hídrica, prevenir doenças, reduzir as desigualdades sociais, preservar o meio ambiente, reduzir acidentes ambientais e desenvolver economicamente o município. //Ascom

Compartilhe em suas redes sociais!