Grande parte da população de Potiraguá, cidade localizada no Médio Sudoeste, está revoltada com a falta de transparência na divulgação dos números da Covid-19 por parte da Secretaria Municipal de Saúde, que não divulga, há vários dias, os boletins dos casos confirmados da doença na sede do município e distritos.

No último boletim divulgado há cerca de 15 dias, foram acusados 22 casos da Covid-19, mas há evidências claras de que os números estão defasados, já que a prefeitura não vem atualizando os dados no Portal da Sesab. Mesmo assim, o boletim mais recente da Sesab já registra 27 casos e nada de boletim da prefeitura.

Um servidor ligado à Secretaria de Saúde, que não quis se identificar com receio de represálias, informou que a ordem de não informar os números da doença, através de boletins diários, partiu do próprio prefeito Jorge Cheles, por meio do seu filho Diego, que é quem ‘governa’ de fato o município.

CASOS NA CORÉIA (ITAIMBÉ)

A fonte ligada à prefeitura informou também que há várias pessoas da sede e do distrito de Itaimbé contaminadas e algumas internadas em Camacã, Vitória da Conquista e no próprio hospital da cidade, em estado grave, mas que não foram notificados à Sesab.

Informou, ainda, que uma família da Coréia, com sintomas da Covid-19, procurou a secretária de saúde para fazer a testagem, mas que esta teria respondido que se tratava de “uma gripezinha qualquer” e que não merecia atenção. Com muita revolta, a família realizou testes em laboratório particular, dando positivo para 3 membros do núcleo familiar. Esses casos também, segundo a fonte, não teriam sido notificados, nem divulgados em boletins.

FAKE NEWS DOS CASOS “ZERADOS”

No intuito de angariar vantagem política eleitoral e enganar a população, a prefeitura de Potiraguá divulgou falsas informações de que teria “zerado” os casos de Coronavírus no município, sem apontar dados oficiais, em total desrespeito à população e aos protocolos da OMS, Ministério da Saúde e Sesab, o que já está sendo apurado através de denúncia encaminhada ao Ministério Público.

Enquanto a pandemia se alastra em toda o estado, Potiraguá se apresenta como uma verdadeira “Ilha da Fantasia” ao alardear uma suposta ‘estabilidade’ nos casos da Covid-19, sonegando dados e criando FAKE NEWS para burlar a imprensa independente e a sua própria população.

Através de dados extra-oficiais, estima-se que haja atualmente cerca de 45 casos da Covid-19 em Potiraguá, segundo fonte ligada à área médica.

Por Davi Ferraz 

Compartilhe em suas redes sociais!