Na nova estimativa populacional divulgada nesta quarta-feira (30) pelo IBGE, o município de Caatiba aparece como o que mais encolhe no Brasil, perdendo cerca de 22% da sua população, em apenas um ano.

É certo que se trata apenas de uma estimativa com base nos índices aferidos no censo de 2010, aplicados anualmente. Se o índice for positivo, a população ‘cresce’, mesmo que artificialmente, mas se for negativo, como acontece em Caatiba, a população encolhe, ano após ano.

No caso de Caatiba, a primeira ideia que se tem é de que as pessoas estão indo embora da cidade, mas não é bem assim. Entenda por que:

CRESCIMENTO NEGATIVO

O índice negativo de Caatiba se deve a dois fatores: a perda dos distritos de Icaraí e São José do Colônia para outros municípios e a anulação de uma fraude ocorrida no censo de 1996, praticada por funcionários do próprio IBGE em conluio com gestores municipais, que por meio de falsas listas de moradores da zona rural elevaram a população do município exageradamente, projetando um falso índice de crescimento que elevou a população de pouco mais de 8 mil habitantes para cerca de 19 mil moradores.

A fraude acabou sendo descoberta, os servidores do IBGE perderam seus empregos, e a população de Caatiba andou para trás a partir do ano 2009, inclusive com uma redução drástica nos repasses do FPM para o município.

Até que um novo recenseamento venha a ser realizado pelo IBGE, prevalecem as estimativas anuais, que não são favoráveis ao município. Do jeito que vai, a cidade pode ‘desaparecer’ do mapa, embora continue existindo.

Caso complicado…

Por Davi Ferraz 

Compartilhe em suas redes sociais!