Dr. marcos xavier

Depois de o mês de outubro ter sido marcado pela campanha de mobilização para prevenção do câncer de mama, conhecida como ‘Outubro Rosa’, agora é a vez dos homens. O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem.

De acordo com o médico urologista Dr. Marcus Vinícius Xavier, o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum no homem, só perdendo para cânceres de pele não melanoma. “Um a cada 6 homens terão câncer de próstata, mas, se descoberto em sua fase inicial, tem até 90% de chance de cura”, informa.

O urologista destaca que homens com idade acima de 50 anos devem seguir a orientação para fazer os exames de rotina. Se tiver história de familiares com câncer, essa avaliação deve iniciar a partir dos 40-45 anos. “A partir desta idade os pacientes devem realizar exames de rotina. ” Nas fases iniciais, o câncer de próstata não dá sintomas; daí a importância de se procurar o médico a partir da faixa etária determinada, mesmo se não houverem sintomas; mas se ocorrer sangramento na urina, alterações no jato urinário, dor e ardência ao urinar, o médico deve obrigatoriamente ser consultado”, conta.

Segundo Marcus Vinícius, uma uma dieta balanceada ajuda diminuir o risco do câncer. “O consumo de cereais integrais, frutas, grãos, verdura e pouca gordura animal aliado a prática de exercício físico diário ajuda o paciente na tentativa de evitar desenvolver a doença; todavia o diagnóstico precoce é o principal fator de cura, podendo salvar vidas”, finaliza.

No próximo sábado (7), Dr. Marcus Vinícius Xavier será entrevistado pelo apresentador Jaílson Oliveira, no programa “De Olho na Semana”, da Rádio Comunitária Vida FM 104,9. Na oportunidade ele estará falando sobre o Novembro Azul. *Dr. Marcus Vinícius Xavier é natural de Itapetinga, formado em Medicina pela Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) e possui especialização em Urologia nas áres de Urologia Geral, Urologia Pediátrica e Uro Oncologia / Vídeo-Cirurgia Urológica pelo Hospital do Câncer da Bahia Aristides Maltez.

Feira-do-Lar (1)

Compartilhe em suas redes sociais!