Feudo de Rosemberg e Sibele Nery acaba de ser extinto pelo Governo do Estado. Direc em Itapetinga deve fechar.

Feudo de Rosemberg e Sibele Nery acaba de ser extinto pelo Governo do Estado. A Direc 14 em Itapetinga deve fechar.

Nesta sexta-feira, o governador Jaques Wagner (PT) sancionou a reforma administrativa proposta por Rui Costa e aprovada pela Assembleia Legislativa, com corte de 1.700 cargos. Na área de educação, o governador extinguiu as antigas Diretorias Regionais de Educação (DIREC) e criou os Núcleos Regionais de Educação (NRE).

Na nova estrutura da NRE, o diretor só poderá ser nomeado se for servidor público efetivos do Estado da Bahia. A medida visa acabar com o uso político das Direcs, através de nomeações de dirigentes sem nenhum vínculo com a área educacional do Estado, como vinha acontecendo há anos.

Com isto, cai por terra as pretensões da ex-diretora da Direc-14 em Itapetinga, Sibele Nery, que ao assumir a Secretaria Municipal de Educação indicou uma substituta sem qualquer qualificação e experiência, apenas para guardar a sua vaga na Direc de Itapetinga, caso não continuasse na prefeitura. A medida atinge também outros pretendentes que buscavam apoio político, para ocupar a direção do órgão.

Outro aspecto importante na reforma do governo, é que várias Direcs serão desativas em todo o Estado (hoje são 31), para dar lugar a apenas 20 núcleos Regionais de Educação (NRE), na capital e em cidades consideradas polos regionais.

A Direc de Itapetinga dificilmente continuará ativa, visto que já é certa a criação de apenas um núcleo em Vitória da Conquista, para administrar as atividades, meramente pedagógicas, no Sudoeste. As mudanças entrarão em vigor no dia da posse, 1º de janeiro.

Por Davi Ferraz

ÓTICA-ITAPUAN-BANNER1

Compartilhe em suas redes sociais!