ROSEMBERG PINTO (PT) É CANDIDATO A DEPUTADO ESTADUAL

PERFIL

Nascido no município de Itororó, a 531 km de Salvador, em uma família humilde, mas bastante politizada, Rosemberg Pinto (54 anos) interessou-se pela política quando ainda estudava no ginásio, fazendo parte de movimentos no grêmio estudantil no final da década de 1960.

Chegou em 1971 a Salvador para estudar no Colégio Central, por onde passaram várias gerações de políticos da Bahia. Ingressou na UCSal para fazer Matemática, mas seu futuro já estava mesmo sendo traçado, ingressando mais uma vez no movimento estudantil, chegando a presidência do Diretório Acadêmico do curso e sendo um dos integrantes do Congresso que reconstruiu a União Nacional dos Estudantes (UNE), em 1979. No movimento estudantil se aproximou da hoje candidata ao Senado pelo PSB Lídice da Mata, então ligada ao PCdoB. Acabou formando-se em Sociologia e especializando-se em ciências políticas.

Começou uma carreira dentro do Pólo Petroquímico de Camaçari trabalhando com topografia e aí começaram os contatos com os amigos e companheiros até hoje, como Jaques Wagner e Nilson Bahia. Em 1979 resolveu prestar concurso para a Petrobras, sendo aprovado e ingressando na Nitrofértil. Foi o pulo que necessitava para ingressar no movimento sindical.  Participou do momento de integração entre os sindicatos dos químicos e petroleiros, foi dirigente nacional da FUPI e participou ativamente da mobilização de 1995 contra privatização da Petrobras, que vinha sendo engendrada pelo governo tucano de FHC.

Em 1995 voltou à fábrica, especializando-se em gestão. Chegou a ser candidato a deputado estadual em 2002 para ajudar na campanha de Wagner, ao governo, e na primeira eleição de Lula. Considera ter sido uma boa experiência, apesar da falta de recursos para realizar campanha. Em 2003, após a vitoriosa campanha de Lula, é convidado para a gerência de Comunicação da Petrobras Nordeste.

Em 2006, o ano da grande virada na Bahia e Rosemberg estava lá, como um dos coordenadores da vitoriosa campanha de Wagner ao governo do Estado. Em 2008, Rosemberg foi convidado por Gabrielli para assumir a assessoria especial da presidência, participando do importante momento de reestruturar a empresa diante dos novos resultados de descoberta de petróleo no mar e na camada do Pré-Sal. (Informações retiradas do site do candidato)

COMENTÁRIO DO SITE

Rosemberg mostrou-se um hábil articulador político, sendo considerado o principal responsável pela candidatura e eleição do atual prefeito de Itapetinga, José Carlos Moura. Tem, sem sombra de dúvidas, eleição assegurada para uma vaga na Assembléia Legislativa, com votação expressiva. Em Itapetinga, entretanto, seu desempenho poderá ser prejudicado pelo péssimo desempenho do seu maior aliado, o prefeito José Carlos Moura , uma autêntica máquina de tirar votos.

PALPITE DO BLOGUEIRO

Turbinado pelo uso máquina administrativa da prefeitura, deve alcançar votação em torno de 8.000 mil votos. Poderia obter muito mais, não fosse o desgaste crescente do Prefeito Zé Carlos.

Davi Ferraz

Compartilhe em suas redes sociais!