maiq1

Comerciantes e funcionários do comércio fizeram realizaram paralisação na tarde de hoje em Maiquinique. Cerca de 95% das lojas e comércio da cidade não abriram as portas na tarde desta terça, em protesto contra a instalação de feiras itinerantes na cidade, e várias faixas e panos pretos, representando luto ao comércio, foram afixadas nas fachadas e portas das lojas.

Setores como o de calçados, confecções, eletrodomésticos, celulares, insumos, artigos diversos, e vários outros tipos de lojistas, aderiram ao movimento em prol do comércio local.

maiq

Segundo eles, a prefeitura vem facilitando a vinda de feirantes para o município, muitas vezes em total desrespeito ao código de postura e a lei orgânica municipal, utilizando de manobras políticas e jurídicas para revogar decretos municipais e favorecer o comércio itinerante causando assim uma concorrência desleal e prejuízo econômico não só ao comércio local, mas a cidade como um todo.

Preocupados com essa situação, um grupo de cerca de 40 comerciantes portando cartazes se reuniram na praça da Feira (Manoel Novais) e realizou uma pequena manifestação de repúdio aos atos e ações da prefeitura, que em muito vem prejudicando o comércio e a economia local.

Os principais pedidos e reivindicações dos manifestantes eram voltados ao decreto atual que regulamenta a instalação de feiras na cidade e a falta de fiscalização.

Em alguns dos cartazes havia os dizeres: “Trazer hipóteses é fácil, quero ver algo sustentável. Exemplo, apoiar e manter o comércio em Maiquinique”; “A população de Maiquinique não precisa de esmola, mas de algo sustentável”; “Nós pagamos impostos”; “Queremos que o nosso dinheiro fique na nossa cidade”, além de um cartaz com uma escrita objetiva, “Parabéns Gestora! O cuidar de Você é um compromisso está se cumprindo!”.

Uma comissão representando os comerciantes fará uso da tribuna livre na Câmara de Vereadores na sessão ordinária desta terça, e cobrará apoio dos vereadores para a criação e aprovação de leis que venham disciplinar e dificultar esse tipo de prática comercial, tão nociva ao comércio local.

Gazeta Maiquiniquense

Compartilhe em suas redes sociais!