Ex-prefeito boicotou dados para dificultar repasses da merenda escolar

 

Em outubro de 2012, após ser derrotado nas urnas, o então prefeito de Itororó, Adroaldo Almeida (PT), parou de transmitir os dados administrativos necessários para o município receber os recursos da Merenda Escolar, verba essa oriunda do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Sem se importar com os alunos da rede municipal de ensino, o ex-prefeito agiu de forma deliberada e criminosa, ciente de que a falta da transmissão dos dados implicaria da suspensão dos repasses das verbas da merenda, criando um obstáculo a mais para a gestão do seu sucessor e adversário, Marco Brito.

Ao tomar conhecimento da suspensão dos repasses em decorrência do boicote do seu antecessor, o prefeito Marco Brito se mobilizou junto ao Ministério da Educação, adotando todas as medidas cabíveis  para retirar o município da condição de inadimplência provocada por Adroaldo e recuperar os repasses da merenda escolar, que foram interrompidos. Por conta disto, a prefeitura de Itororó está sendo obrigada a suprir, desde o início do ano letivo, o fornecimento da merenda escolar às escolas municipais, com recursos próprios.

A assessoria jurídica da prefeitura deu entrada na justiça com uma Ação de Improbidade Administrativa contra o ex-prefeito Adroaldo Almeida, por não ter feito a transmissão dos dados ao FNDE, deixando as crianças do município sem a alimentação nas escolas.

o ex-prefeito Adroaldo Almeida também é acusado de ter  desviado dos cofres municipais,  apenas entre os meses de outubro e dezembro de 2012, o equivalente a R$ 9 milhões de reais.

Por Davi Ferraz

Com informações do Itororó News

Compartilhe em suas redes sociais!