ITAPETINGA: O Programa “De olho na semana”, da Rádio Vida Nova FM, contou com presenças inusitadas na manhã deste sábado (04). Petistas históricos dissidentes foram ao ar para divulgar e explicar à comunidade de Itapetinga o desligamento deles do Partido dos Trabalhadores. Dentre eles, Ronan Batista, professor da UESB recentemente selecionado no “Grandes Mentes do Século XXI” pelo Instituto Americano de Biografia; Cledilene Batista, ex-secretária de Desenvolvimento Social e professora da rede estadual; e Juan Apolony, diretor do Sind-Alimentação de Itapetinga. A atitude desses petistas caracteriza, segundo eles próprios, uma série de desfiliações que vem acontecendo no PT municipal graças à insatisfação crescente da maioria dos filiados com a administração municipal da Prefeitura de Itapetinga.

O Prof. Ronan Batista justificou sua decisão de desfiliação alegando que o PT de Itapetinga não corresponde mais aos valores e princípios éticos petistas que nortearam o início do partido em sua fundação, na década de 80, e citou o exemplo de que o orçamento participativo, uma ação de sucesso em diversas cidades governadas por petistas históricos, nunca foi aceita nem efetivada pela prefeitura de Itapetinga.

A ex-secretária Cledilene, quando indagada sobre os reais motivos que culminaram na sua saída da gestão municipal, explicou que sua atuação técnica em prol dos menos favorecidos vinha sofrendo pressões de cunho político, principalmente no processo de seleção dos contemplados do “Minha Casa, Minha Vida” e que, diante de sua determinação em continuar o seu trabalho técnico em prol da população, foi exonerada pelo Prefeito. Por fim, Juan Apolony comentou que o PT nasceu a partir de um movimento sindical, mas que hoje não sustenta mais essa identidade e ideologia, o que motivou sua desfiliação do PT.

Durante o Programa, o radialista Jai também contou com a participação dos ouvintes Miraldo Motta e Marcelo Lima, ambos se solidarizando com a atitude de desfiliação dos presentes. Marcelo informou que também se desfiliou recentemente do PT, enquanto Miraldo Motta cogitou, no ar, essa possibilidade, revelando também sua insatisfação com os rumos do PT de Itapetinga.

Por Cledilene Batista

 

Compartilhe em suas redes sociais!