JANEIRO VIOLENTO | BAHIA REGISTRA MORTES DE DOIS PMs NAS PRIMEIRAS SEMANAS DE 2026

Em apenas 15 dias, dois policiais militares foram mortos na Bahia em 2026. O caso mais recente ocorreu na noite de quinta-feira (15), quando o capitão da PM Osniésio Pereira Salomão, lotado na 18ª CIPM/Periperi, foi baleado e morto durante uma tentativa de assalto na Avenida Contorno, em Salvador, pouco depois da Lavagem do Bonfim.
A primeira morte ocorreu na última sexta-feira (9), no município de Santaluz, região sisaleira. Na ocasião, um policial militar identificado como Eduardo César do Nascimento Filho, de 43 anos, foi morto a tiros durante uma perseguição a assaltantes.
Violência em Salvador e Região Metropolitana
Os casos ocorrem em um momento de escalada de violência na capital baiana e Região Metropolitana (RMS). Em dezembro de 2025, foram registrados 87 tiroteios, que resultaram em 62 óbitos e 15 pessoas feridas.
O período também foi marcado por episódios de violência extrema, incluindo o registro de três mortes em chacinas e o caso de uma pessoa atingida por bala perdida.
A atuação das forças de segurança foi um fator central nesse cenário, estando presente em parte significativa das ocorrências.


















