CENTRO ESQUERDA PENDENDO PRA DIREITA

Em todo o Brasil, estamos acostumados a acompanhar via mídias, uma polarização entre esquerda e direita, desde que o PT ascendeu ao poder. Berço de toda a esquerda do país, durante o regime militar, o MDB acabou perdendo sua principal característica e aos poucos foi pendendo para o centro e até para a direita, dependendo do estado. Na Bahia, o MDB apoia o governo do PT, mas nunca deixou de ser centro-direita, a partir da era de Geddel. Seria um partido de centro esquerda pendendo para a direita ou centro direita pendendo para a esquerda? 

EDUARDO NÃO É DA ESQUERDA

No caso de Itapetinga, o que vemos e podemos afirmar é que o prefeito Eduardo Hagge (MDB) continua sendo um político de centro direita, que fez uma aliança com o governo petista de Jerônimo Rodrigues, por mera necessidade administrativa. Sem poder de arcar com investimentos de vulto que a cidade precisa, Eduardo aderiu ao projeto político do governo, que é mais de poder do que ideológico. Se o MDB é da base do governo, Eduardo seguiu apenas a cartilha do  seu partido, e tenta tirar proveito disto, buscando os investimentos que Itapetinga precisa e que só o governo pode dar. Se der certo, o sucesso pode ser garantido.

RACHA EM ITAPETINGA REFORÇA OPOSIÇÃO?

Sem analisar as razões que levaram Eduardo e Rodrigo a romperem as relações políticas, a análise em qualquer campo político é de que essa divisão pode facilitar, em tese, a vida da oposição na capital da pecuária, com vistas a 2028. Digo em tese, porque muita coisa mudou depois que Jerônimo apoiou Eduardo e escanteou Cida Moura, que vive magoada e acenando para Rodrigo Hagge, através do seu genro Lucas Costa.

UM BOM EMPREGO RESOLVE

Conheço bem essa turma e tenho certeza de que, até as eleições, o senador Otto resolve essa parada, levando a esposa de Zé Carlos, de novo, para os braços do governo. Uma boa promessa de emprego para o genro dos Mouras, deve resolver tudo, como de praxe. Mas até 2028, muitas águas vão rolar, a depender do resultado das eleições para o governo do estado em 2026. 

CANDIDATURAS AO GOVERNO E DEPUTADOS

O grande desafio do prefeito Eduardo Hagge, é romper com o tabu de várias eleições, derrotando o candidato carlista, ACM Neto, em Itapetinga. O PT nunca ganhou uma eleição estadual em Itapetinga e precisa investir muito na cidade para virar o jogo a seu favor. O grande trunfo de Eduardo é a construção do Hospital Regional e da policlínica. É uma corrida contra o tempo. Isto deverá influenciar também a performance dos candidatos apoiados pelo prefeito, tanto para a câmara federal, quanto para a Assembleia Legislativa. O cumprimento ou não das promessas de Jerônimo é que vai dar o tom…

Por Davi Ferraz

Compartilhe em suas redes sociais!