Com a expansão das redes físicas de internet em Itapetinga, um grave problema vem desafiando alguns proprietários de imóveis comerciais no centro da cidade, que não conseguem realizar reformas nos seus pontos comerciais, devido ao ‘amaranhado de fios e cabos colados nas paredes e lajes desses imóveis.

Na maioria das vezes, segundo a própria Coelba, a fiação é clandestina e de difícil identificação, instalada na “calada da noite” por empresas que exploram os famosos ‘gato nets’, à revelia da concessionária de energia, a quem cabe a manutenção da rede elétrica instalada nos postes.

Em Itapetinga, a Coelba já chegou a notificar algumas empresas infratoras e clandestinas, além de iniciar um processo de corte na fiação dos ‘gato-nets’, mas acabou encontrando resistência em forma ameaças aos seus técnicos, ações judiciais e até interferência política, para suspender os cortes.

Enquanto isto não se resolve, os donos imóveis, comerciantes e trabalhadores do setor de obras têm receio de ‘encostar’ na rede, temendo choques através de descarga elétrica, por não distinguirem o que é fiação elétrica ou internet.

Quem vai resolver esta parada aí?  

Por Davi Ferraz

Compartilhe em suas redes sociais!