Deputada estadual Marial Del Carmen (PT)

SALVADOR: Na cidade onde praticamente um veículo é roubado por hora, nem a deputada estadual Maria Del Carmen (PT) consegue escapar. Ontem, por volta das 9h, enquanto o motorista Valdir Boaventura aguardava que a parlamentar saísse de casa, na rua Daniel Lisboa, em Brotas, dois homens armados apareceram e levaram o veículo oficial.

“Estava indo para a Assembleia trabalhar e quando cheguei na porta soube o que houve. Graças a Deus não levaram o motorista e ninguém se feriu”, conta a deputada, que mora há 35 anos no local.

De acordo com a assessoria de imprensa de Del Carmen, Boaventura estava dentro do carro, um Vectra preto, quatro portas, falando ao celular, quando foi abordado. Eles apontaram uma arma para o motorista, segundo ele  um revólver calibre 38 velho, mandaram que ele desligasse o telefone e o obrigaram a sair do carro. Os homens partiram logo em seguida.

Assim que soube do roubo, a deputada ligou para o 190, na esperança de a polícia capturar os criminosos. Depois, pediu que o motorista fosse à Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos, no Iguatemi,  prestar queixa. Até o fechamento da edição, às 22h, ninguém foi preso, nem o carro foi localizado.

Segurança
É possível que os criminosos não saibam que o Vectra que roubaram é oficial. Segundo o funcionário do setor de transportes da Assembleia Ronilson Moreira, apenas o presidente da Casa, deputado estadual Marcelo Nilo (PDT), tem placa oficial. Os outros 62 parlamentares usam placas comuns. Os automóveis não são blindados.

Moreira diz ainda que hoje a empresa que aluga os veículos para uso dos deputados entregará um novo carro para Del Carmen. “Esse procedimento é rápido.”, garante.

Rotina
Não é a primeira vez que Del Carmen sofre com o problema. Ela relata que já teve quatro veículos roubados e, em 2004, quando era vereadora, bandidos levaram o carro oficial da Câmara. “Nessa ocasião levaram também o motorista e só o libertaram em Valéria. Uma vez também roubaram o carro do meu marido com ele dentro, mas foi rápido”, recorda.

A deputada não está surpresa com o roubo e diz que Brotas é um bairro com muita incidência desse crime. Ela diz que as drogas são a maior causa da violência no estado. “Infelizmente, é uma consequência da vida moderna. Temos que trabalhar muito para tirar esses jovens do tráfico. Já estamos trabalhando, mas ainda temos um longo caminho”, declara.

Roubos crescem 19,7% em 2011
O número de furtos e roubos de veículos em Salvador cresceu 19,7% em 2011 em relação ao ano anterior. Enquanto de janeiro a novembro de 2010 foram registrados 4.777 casos, no mesmo período de 2011 o Centro de Documentação e Estatística Policial (Cedep), órgão veiculado à Secretaria da Segurança Pública (SSP), contabilizou 5.718 ocorrências – 941 registros a mais. Os dados de dezembro de 2011 ainda não foram consolidados pela SSP.

O mês com os números mais alarmantes é novembro, com 628 casos, uma média de 20,9 roubos por dia e um crescimento de 57% em relação a novembro de do ano passado.  Brotas, onde o carro oficial da deputada foi levado ontem, é um dos bairros que registram mais ocorrências na cidade, como o CORREIO mostrou em agosto do ano passado, em reportagem que analisou dados dos boletins diários divulgados no site da SSP.

De acordo com esses registros, Pituba, Itapuã, Brotas, Imbuí e avenida Paralela são os cinco locais onde mais se rouba carros na capital baiana. Na Região Metropolitana, os municípios com mais ocorrências são Lauro de Freitas e Camaçari. Ainda de acordo com informações da Centel o modelo Gol é o preferido dos bandidos enquanto o Vectra, veículo da deputada Maria Del Carmen, aparece apenas na 21ª posição.

Já a recuperação dos veículos roubados não caminha no mesmo ritmo. Segundo um levantamento da Confederação Nacional das Empresas de Segurança Gerais (Cnseg), a Bahia é o quinto estado do país nas estatísticas com recuperação de 37,51% da frota. Ele fica à frente apenas de  Roraima (18%), Sergipe (30%), Maranhão (31%) e Pará (375). A plantonista da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos, Elisângela Araújo, não foi localizada.

Correio

Compartilhe em suas redes sociais!