Andar de bicicleta é bom para a saúde, para a fluidez do trânsito e muito melhor para o planeta, porém com a bicicleta sendo um veículo cada vez mais utilizado já não é mais tão difícil ouvir notícias e relatos de acidentes envolvendo ciclistas, como o que aconteceu recentemente com o ex-vereador de Itapetinga, Ediel Rios, dentre outros.

Mesmo com todos os pontos favoráveis é preciso cuidado e atenção às leis de trânsito para que uma prática tão agradável não acabe numa tragédia.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a bicicleta é um veículo (de propulsão humana) e o ciclista, por este motivo, quando está pedalando, deve respeitar todas as regras de trânsito, como semáforos, sinalização e circulação na mão correta de direção.

Para o coordenador da Comutran, em Itapetinga, Neto Ferraz, os ciclistas são mais vulneráveis e expiram maiores cuidados. “Os ciclistas devem pedalar defensivamente e estar muito atentos, pois eles são menos visíveis e menos protegidos do que os outros usuários das vias públicas”, afirma.

Segundo o CTB os ciclistas devem utilizar ciclofaixas, ciclovias ou acostamentos. Quando não houver, devem usar o bordo direito da pista, no mesmo sentido dos demais veículos. Ainda de acordo com o CTB, é proibido pedalar em calçadas, passarelas e outras vias exclusivas para pedestres.

Orientações:

– Quando houver ciclovias, ciclo-faixas ou acostamento devem ser utilizados, obrigatoriamente;

– A circulação de ciclistas na calçada só é permitida se houver sinalização específica autorizando;

– Cuidados especiais sob condições adversas, como: chuva, aclives, declives, tipos de pavimentos, cruzamentos, buracos, pontos cegos de visão, etc;

– Quando estiver em grupo, ande sempre em fila única;

– Use sempre capacete e óculos, para proteção da cabeça e olhos;

– Nunca pegue carona na traseira de ônibus e caminhões.

Com informações do Denatran

Compartilhe em suas redes sociais!