LULA E GALÍPOLO SE REUNIRAM COM VORCARO EM ENCONTRO FORA DA AGENDA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, participaram de uma reunião com o banqueiro Daniel Vorcaro no Palácio do Planalto em dezembro de 2024. O encontro não foi registrado na agenda oficial do presidente e durou aproximadamente uma hora e meia.
Além de Lula e Galípolo, também estiveram presentes os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Alexandre Silveira (Minas e Energia). À época, Galípolo ainda não havia assumido a presidência do Banco Central.
Durante a reunião, o então CEO do Banco Master, Augusto Lima, relatou uma suposta articulação de grandes instituições financeiras para prejudicar o Master e ampliar a concentração do mercado. De acordo com informações divulgadas pela coluna de Andreza Matais, no Metrópoles, o ex-ministro Guido Mantega teria intermediado o encontro. Entre julho e novembro de 2025, Mantega atuou como consultor do Master, recebendo cerca de R$ 16 milhões em honorários.
Ainda segundo a publicação, Lula teria solicitado que Galípolo conduzisse a situação do Master com isenção ao assumir o Banco Central. Sob sua gestão, o BC vetou a negociação entre o Master e o Banco de Brasília (BRB) e decretou a liquidação da instituição financeira controlada por Vorcaro, alegando uma fraude de R$ 12 bilhões.


















