:: dez/2025
MEDO E INSEGURANÇA DOMINAM OS SERVIDORES DA PREFEITURA DE ITAPETINGA NESTA VIRADA DO ANO

Com a decisão do prefeito Eduardo Hagge (MDB) em terceirizar a contratação de servidores através de empresa particular, dúvidas, medo e até desespero vem tomando conta dos antigos contratados e nomeados do município de Itapetinga, nesta virada de ano.
O prefeito não anunciou, mas já tem uma empresa escolhida a dedo por um suposto ‘genro do prefeito’, que vem dando as cartas na prefeitura ao lado de uma filha do prefeito, e ‘jogam duro’ sem poupar ninguém, principalmente aqueles que participaram da gestão passada do sobrinho Rodrigo Hagge, que ralaram para eleger o atual gestor, a duras penas.
O maior medo dos futuros demitidos e prováveis terceirizados, á caírem na ‘tábua rasa’ do salário mínimo, já que muitos ocupam ou ocuparam cargos de nomeação com salários acima do mínimo, compatíveis com as funções que exercem ou exerceram no município.
A puxada pra baixo dos salários dos servidores da prefeitura faz parte da ambígua e cruel política de desvalorização do servidor, em nome de uma equivocada ‘economia financeira’ sem parâmetro em nenhum município da Bahia e do Brasil, que desestimula o trabalhador e enfraquece a economia da cidade.
Outro fator de insegurança é o receio de que direitos trabalhistas não sejam cumpridos pelas empresas terceirizadas, com já aconteceu no passado, na própria prefeitura de Itapetinga. Quem não se lembra da SERCOM e G5, que sumiram da cidade sem pagar salários e dívidas trabalhistas a centenas de terceirizados da prefeitura? Quem garante que não vai acontecer a mesma coisa?
TERCEIRIZAÇÃO DESVALORIZA, MUTILA E ESCRAVISA!!!!
Por Davi Ferraz
A TARDE | PREFEITO DE ITAPETINGA DIZ QUE DEMISSÕES EM MASSA SÃO “COISAS PEQUENAS”

O clima de confraternização natalina deu lugar a uma crise política sem precedentes na Prefeitura de Itapetinga, sudoeste da Bahia Em coletiva de imprensa realizada nesta semana para apresentar o balanço do primeiro ano de mandato, o prefeito Eduardo Hagge (MDB) tentou minimizar a onda de demissões que atingiu a estrutura municipal no último final de semana.
Ao ser questionado sobre o desligamento de aliados e servidores, Hagge foi enfático: “Quanto às demissões, não vou me ater a coisas pequenas”.
A frase, no entanto, caiu como uma bomba nos bastidores da Câmara Municipal e entre os defensores do grupo político fundado pelo pai, o ex-prefeito Michel Hagge. As exonerações, publicadas em edições extraordinárias, não pouparam cargos de segundo e terceiro escalões e atingiram diretamente as bases de apoio de vereadores aliados.
Diferente de um ajuste fiscal convencional, a movimentação é interpretada por analistas locais como um “filtro ideológico”. A estratégia seria demitir para testar a lealdade: apenas os que declararem fidelidade irrestrita ao atual projeto do prefeito seriam recontratados.
Para membros da velha guarda do MDB, a manobra ignora décadas de construção política em troca de um isolamento perigoso.
“Eduardo está fritando o próprio grupo ao ouvir conselheiros erráticos. É um erro que custará caro nas urnas”, afirmou um integrante histórico do partido, sob condição de anonimato.
RUPTURA FAMILIAR
O isolamento de Eduardo Hagge é acentuado pelo racha com seu sobrinho, o ex-prefeito Rodrigo Hagge. Mentor da eleição do tio, Rodrigo hoje mantém uma postura de distanciamento público. Informações de bastidores indicam que ele já articula uma nova frente política ao lado da principal expoente da oposição, Cida Moura (PSD).
A expectativa é que, após o Carnaval, seja anunciado um “supergrupo” capaz de polarizar a disputa eleitoral, deixando o atual prefeito em uma situação de fragilidade política.
Caso a profecia dos aliados se confirme, o que o prefeito hoje chama de “coisas pequenas” pode se tornar o estopim de um desfecho histórico para o capital político em Itapetinga.
MAIORIA DOS BRASILEIROS SE IDENTIFICA COM A DIREITA, APONTA DATAFOLHA; 35% x 22%

Uma pesquisa Datafolha divulgada na noite de quarta-feira (24) mostra que a maioria dos brasileiros se identifica com a direita no espectro político. Segundo o levantamento, 35% dos entrevistados se classificam como de direita, enquanto 22% se dizem de esquerda.
De acordo com os dados, 17% afirmam ocupar uma posição de centro, 11% se consideram de centro-direita e 7% de centro-esquerda. Outros 8% não souberam responder. A pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 4 de dezembro, com 2.002 eleitores ouvidos em 113 municípios do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Para aferir o posicionamento ideológico, o Datafolha utilizou uma escala de 1 a 7, em que o ponto 1 representa a posição mais à esquerda e o ponto 7, a mais à direita.
O levantamento também analisou a identificação dos entrevistados com os principais campos políticos do país. Segundo a pesquisa, 40% se declaram petistas, enquanto 34% afirmam ser bolsonaristas. Nesse caso, foi utilizada uma escala de 1, para bolsonarista, a 5, para petista.
Ainda conforme o instituto, 18% dos entrevistados se colocaram em uma posição intermediária entre os dois grupos, 6% disseram não apoiar nenhum dos lados e 1% não soube responder.
REAL TIME/BIG DATA | ACM NETO AMPLIA VANTAGEM SOBRE JERÔNIMO NA DISPUTA PELO GOVERNO DA BAHIA

A distância entre ACM Neto e o governador Jerônimo Rodrigues voltou a crescer na disputa pelo Governo da Bahia, segundo a mais recente pesquisa de intenção de votos do instituto Real Time/Big Data, divulgada nesta quarta-feira (26). O levantamento, feito nos dias 24 e 25 de novembro com 1.200 entrevistados e margem de erro de três pontos percentuais, aponta o quadro eleitoral para 2026.
No comparativo com o estudo divulgado em 22 de setembro – quando Neto registrava 40% e Jerônimo, 36% a vantagem do ex-prefeito saltou de quatro para nove pontos. Agora, no cenário estimulado, ele aparece com 44% das intenções de voto, enquanto o atual governador soma 35%.
Quando a pesquisa é espontânea, e os eleitores citam nomes sem qualquer lista prévia, o ex-prefeito de Salvador mantém a liderança: ACM Neto chega a 12%, Jerônimo marca 9%, e o ministro Rui Costa também é lembrado, com 2%. O instituto informa que o levantamento tem índice de confiança de 95%.
PREFEITO DE ITAPETINGA FOI O ÚNICO AUSENTE NO ENCONTRO DO MDB EM SALVADOR

Segunda-feira, 15 de dezembro, o MDB da Bahia realizou o ‘dia de encontro dos prefeitos’, com o diretório estadual, a bancada de deputados estaduais e federal, o vice-governador, secretários, para tratar do balanço das gestões municipais do MDB em 2025, e encaminhar os próximos passos e projetos para 2026.
Chamou à atenção a ausência injustificada da prefeito de Itapetinga na foto, que parece andar ‘meio ressabiado’ com a falta de apoio ás demandas da cidade, que nunca acontecem.
Um exemplo disto foi a perda injustificada de uma verba de 18 milhões no Ministério das Cidades, por absoluta falta de acompanhamento político em Brasília.
Atraso da Policlínica e incerteza da construção do Hospital Regional, que a esta altura ainda não saiu do papel, estão deixando o Tiozão agoniado.
Não é pra menos…
Por Davi Ferraz
SETE MESES APÓS ANÚNCIO, HOSPITAL REGIONAL DE ITAPETINGA AINDA NAO SAIU DO PAPEL; POLICLINICA SE ARRASTA

Em agenda no município de Itapetinga, em25 de maio deste ano de 2025, o governador Jerônimo Rodrigues anunciou a construção do Hospital Regional de Itapetinga e assinou a ordem de serviço para o início das obras da Policlínica Regional de Saúde.
Passados 7 meses, a obra ainda não teve início e tudo indica que vai integrar o rol das promessas não cumpridas pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT).
Na Bahia, já são 926 obras paradas pelo governo do estado, sem falar das prometidas que nem chegaram a ser iniciadas, como o Hospital Regional de Itapetinga.
Quando alguém toca no assunto, prepostos do prefeito rebatem logo, dizendo que Jerônimo tá vindo aí para autorizar ou dar a ordem de serviço.Enrolação pura!!!
É bom o Tiozão ficar esperto e vá pra cima, para não tomar um ‘zignal’ de Jerônimo, mestre na arte do ‘enrolation’, como andam dizendo por aí.
OBRA DA POLICLÍNICA ARRASTANDO
Outra obra de difícil conclusão é a Policlínica Regional. Começou ainda na gestão de Rodrigo Hagge, em terreno alagadiço e foi embargada.
Depois que Eduardo providenciou novo terreno, vem se arrastando com poucos operários. A subempreiteira diz que falta mão de obra na região e trabalha em câmara lenta, de portões fechados. A imprensa foi barrada e ninguém pode acompanhar o andamento da obra, que é publica.
A previsão de entrega tá marcada para o dia de ‘São Nunca’, de tarde…
Por Davi Ferraz
NA ÁREA RURAL, PAULO CÂMARA SE CONSOLIDA COMO O DEPUTADO ESTADUAL QUE MAIS LEVOU INVESTIMENTOS PARA ITAPETINGA E REGIÃO

Paulo Câmara (PSDB) se consolida como o deputado estadual que mais levou investimentos para Itapetinga ao longo dos últimos anos, com cerca de R$ 5 milhões destinados a ações voltadas ao fortalecimento do setor rural, bem como da saúde, segurança pública e políticas sociais do município.
A atuação do deputado inclui a destinação de investimentos viabilizados em parceria com o ex-deputado federal Antônio Imbassahy. Os recursos contemplaram, entre outras áreas essenciais, a entrega de quatro tratores com implementos, sendo dois destinados ao Sindicato Rural, um à Secretaria Municipal de Infraestrutura e outro à Cooperativa Mista do Médio Rio Pardo (Coopardo). Houve também apoio financeiro ao Sindicato Rural para a realização da tradicional Exposição Agropecuária de Itapetinga.
Um desses tratores, adquirido por meio de emenda de Imbassahy, com indicação de Paulo Câmara, está sendo utilizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agricultura para mecanização agrícola nos lotes das associações de agricultura familiar.
Também através de articulação de Paulo Câmara, o deputado federal Adolfo Viana (PSDB) disponibilizou R$ 300 mil para o fomento ao setor agropecuário, fortalecendo a realização da 50ª Exposição Agropecuária de Itapetinga, a pedido do presidente do Sindicato Rural, Éder Rezende. Em 2024, novamente atendendo solicitação apresentada por Câmara, Viana liberou R$ 286.500, via emenda parlamentar, para custear despesas da 52ª edição da exposição, reforçando a importância do evento para a economia regional.
Foto: Ascom/Deputado
PAC ITAPETINGA | VERBA DE 18 MILHÕES É CORTADA DO ORÇAMENTO FEDERAL PELA CASA CIVIL DA PRESIDÊNCIA

Visando a prevenção contra desastre naturais e macrodrenagem na sede do município de Itapetinga, a Secretaria Municipal de Planejamento elaborou alguns projetos e inscreveu no NOVO PAC do Governo Federal, no primeiro semestre deste ano de 2025.
No processo de seleção realizado pelo Ministério das Cidades, o projeto de R$ 18.468.418,01 chegou a ser classificado, mas acabou sendo considerada como “proposta não habilitada para o OGU – Orçamento Geral da União, pela Casa Civil do Ministro Rui Costa, deixando Itapetinga de fora desta fase do PAC.

Em viagem recente a Brasília, o prefeito Eduardo Hagge chegou a ser recebido pelo Ministro das Cidades, chegando a anunciar, no seu retorno a Itapetinga, que havia conseguido verba de “mais de 20 milhões” para investimentos na cidade.

De acordo com especialistas, faltou gestão política e acompanhamento em Brasília, como fizeram outros municípios contemplados.
Amadorismo…
Por Davi Ferraz
PREFEITURA INAUGURA CALÇAMENTO ÀS PRESSAS E DEPOIS INTERDITA ATÉ O CIMENTO ‘CURAR’

ITAPETINGA – No aniversário da cidade, em 12 de dezembro, a prefeitura de Itapetinga inaugurou o calçamento de uma extensão da Avenida Flamengo, no bairro Quintas do Morumbi, obra que havia sito iniciada na gestão do ex-prefeito Rodrigo Hagge, com Emenda Parlamentar do deputado federal Artur Maia (União Brasil).
Nas carreiras, as obra foi concluída no dia da inauguração, para cumprir a agenda festiva do prefeito Eduardo Hagge, sedento de mostrar serviço, mas sem realizações de peso para entregar durante as comemorações.
Concluída a solenidade política de inauguração, avenida foi imediatamente interditada para o tráfego de veículos, visando dar ‘tempo de cura’ na cobertura de cimento que foi aplicada na obra, nas vésperas.
De acordo com informações técnicas colhidas pelo SUDOESTE HOJE, há risco de afundamento se algum veículo trafegar pelo local.
Nunca vi uma coisa desta…
Por Davi Ferraz
NA ÁREA DE SAÚDE, PAULO CÂMARA SE CONSOLIDA COMO O DEPUTADO ESTADUAL QUE MAIS LEVOU INVESTIMENTOS PARA ITAPETINGA

Paulo Câmara (PSDB) se consolida como o deputado estadual que mais levou investimentos para Itapetinga ao longo dos últimos anos, com cerca de R$ 5 milhões destinados a ações voltadas à saúde, à segurança pública, ao fortalecimento do setor rural e às políticas sociais do município.
Na área da saúde, a atuação do deputado ganhou novo reforço no dia 6 de novembro, quando Câmara esteve em Itapetinga ao lado do prefeito Eduardo Hagge para entregar um veículo destinado às equipes de vigilância epidemiológica. O automóvel, adquirido por meio de sua emenda parlamentar, será utilizado no combate à dengue, zika e chikungunya, ampliando o suporte aos agentes de endemias. “Com essa entrega, reafirmamos o compromisso do nosso mandato com o fortalecimento da saúde pública e a melhoria da qualidade de vida da população”, afirmou.
Além do novo veículo, Paulo Câmara destinou recursos expressivos para o custeio da rede municipal de saúde, totalizando R$ 700 mil. Do montante, R$ 400 mil foram viabilizados por meio de emenda do ex-deputado federal Antônio Imbassahy com indicação de Câmara, enquanto R$ 300 mil vieram de emenda do deputado Mário Negromonte Júnior (PP). Os investimentos garantiram a manutenção de serviços essenciais e melhoraram a capacidade de atendimento à população.
Outras ações na saúde incluíram a implantação de um gabinete odontológico, a aquisição de uma ambulância, repasses para reforma de postos de saúde e apoio para aprimorar serviços da rede municipal.
Foto: Ascom/Deputado
CÂMARA APROVA PL QUE REDUZ PENAS DE ENVOLVIDOS NOS ATOS DE 8 DE JANEIRO

A Câmara dos Deputados aprovou, na madrugada desta quarta-feira (10), o projeto de lei que reduz as penas de envolvidos nas manifestações em Brasília, acusados de “trama golpista e atos antidemocráticos” de 8 de janeiro.
Conhecida como “PL da Dosimetria”, a proposta também pode alcançar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O texto passou com 291 votos favoráveis e 148 contrários e agora segue para apreciação do Senado Federal.
A proposta estabelece novas regras para o cálculo das penas, definindo porcentagens mínimas para cumprimento e progressão de regime. O relator incluiu ainda no texto a previsão de que a remição de pena pode ser compatível com prisão domiciliar, medida defendida para evitar o que chamou de “insegurança jurídica”.
Se aprovado também no Senado, o projeto pode alterar diretamente situações de condenados pelos atos de 8 de janeiro.
ALARMANTE | 65% DOS BRASILEIROS SÃO ANALFABETOS FUNCIONAIS OU POSSUEM DIFICULDADE EXTREMA DE COMPREENSÃO

Um dado alarmante: 65% da população é considerada analfabeta funcional até lê alguma coisa, mas não entende.
Apenas 35% dos brasileiros são plenamente alfabetizados, capazes de interpretar e analisar informações de forma adequada.
O impacto é enorme: afeta trabalho, renda, estudos e até decisões do dia a dia.
O Brasil segue enfrentando uma das maiores crises silenciosas da sua educação.
GOLPE DO FALSO ADVOGADO EXPLODE E OAB TENTA RESPONSABILIZAR META E OPERADORAS

O avanço dos golpes do falso advogado no Brasil atingiu um ponto tão crítico que a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo (OAB-SP) ingressou, na última quinta (4), com uma Ação Civil Pública na Justiça Federal.
Após constatar o crescimento acelerado das fraudes, envolvendo criminosos que se passam por escritórios de advocacia para extorquir clientes em processos judiciais, a entidade decidiu responsabilizar a Meta (WhatsApp), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e as operadoras Vivo, Claro e TIM pela falta de mecanismos eficazes de prevenção.
A ação é uma resposta direta ao salto para 3.977 nas denúncias feitas junto a OAB-SP, entre fevereiro e setembro deste ano, de uso indevido de credenciais de advogados.
Deste total, 76,3% delas resultaram em prejuízo financeiro efetivo para clientes enganados por golpistas que utilizam dados reais de processos, documentos públicos e até inteligência artificial para simular vozes.
MEDO DE QUE? DEPOIS DE MONITORAR REDES SOCIAIS DOS SERVIDORES, PREFEITO DE ITAPETINGA PROÍBE USO DE CELULAR NA SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO

Após causar constrangimento ilegal aos servidores municipais, monitorando suas redes sociais, o prefeito Eduardo Hagge volta a pisar na bola, proibindo o uso de telefones celulares no setor de RH e demais da Secretaria de ADMINISTRAÇÃO.
Um aviso assinado pela secretária Cristiane Coelho, afixado na entrada do RH, alerta para que os aparelhos celulares sejam desligados e depositados numa ‘caixa’, no setor de protocolo.
A justificativa da atrapalhada secretária é de que o setor lida com “muitos documentos de ordem pessoal e documentos administrativos”.
Pelo amor de Deus, chega de tanta burrice e autoritarismo. Tá com medo de quê?
Por Davi Ferraz
BAHIA VIOLENTA | MÉDICA É ESTUPRADA DENTRO DE UNIDADE DE SAÚDE EM SALVADOR

Uma médica de 33 anos foi estuprada durante o trabalho na Unidade Básica de Saúde Sérgio Arouca, no bairro de Paripe, em Salvador. O caso foi registrado na manhã de quinta-feira (4) e denunciado pelo Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed). Ao CORREIO, as polícias Civil e Militar confirmaram que um suspeito de 30 anos foi preso em flagrante.
Segundo o médico Yuri Serafim, vice-presidente do Sindimed, o homem se passou por paciente, trancou a porta do consultório e tirou a roupa. Ele estava sozinho com a médica na sala. Após se despir, o agressor se masturbou, partiu para cima da vítima e tentou agarrá-la. A médica gritou e tentou abrir a porta do consultório, sendo agredida pelo homem.
Por sorte, um representante de medicamentos que estava na unidade de saúde percebeu a movimentação e conseguiu entrar no consultório. O suspeito foi contido por funcionários e populares até a chegada da polícia e encaminhado à Central de Flagrantes. Segundo a Polícia Civil, o homem passou por exames de lesões corporais e permanece à disposição do Poder Judiciário.


















