:: 28/nov/2025 . 9:17
PM DA BAHIA PROIBE FILIAÇÃO PARTIDÁRIA DE POLICIAIS DA ATIVA EM TODO O ESTADO

A Polícia Militar da Bahia estendeu para todas as unidades do estado a proibição de filiação partidária para policiais militares da ativa, após recomendação do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA). A medida foi adotada depois que o órgão identificou casos de PMs em exercício vinculados a partidos políticos, o que configura irregularidade segundo normas constitucionais da carreira militar.
A recomendação do MPBA foi baseada em um levantamento do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), que detectou a existência de 84 policiais ativos filiados a legendas partidárias na região oeste. O documento, enviado no dia 6 deste mês, foi direcionado ao Comando de Policiamento da Região Oeste (CPR-O), à Companhia Independente de Policiamento Tático da Região Oeste (CIPT-O) e à Companhia Independente de Policiamento Especializado do Cerrado (Cipe Cerrado).
Diante da constatação, o Comando-Geral da PM determinou que a orientação seja aplicada em todas as unidades da corporação, ampliando o alcance da medida. Além da obrigatoriedade de desfiliação, diretores, comandantes e chefes deverão realizar levantamentos internos para identificar novos casos.
O Ministério Público ressaltou que a filiação partidária de policiais militares da ativa viola princípios como hierarquia, disciplina e neutralidade política. O órgão recomendou ainda que cada militar identificado seja notificado e providencie sua desfiliação no prazo máximo de 15 dias, sob pena de abertura de processos administrativos disciplinares.
A recomendação prevê também a implementação de rotinas de conferência junto à Justiça Eleitoral e o envio, em até 45 dias, de um relatório detalhado com todas as medidas adotadas. Durante os períodos eleitorais, o Comando-Geral estabeleceu que comandantes e diretores devem acompanhar eventuais candidaturas de policiais militares, garantindo regularização funcional após o término do mandato ou retorno às atividades em caso de não eleição.
DEPUTADO ROSEMBERG PINTO SOFRE GRAVE ACIDENTE NA BR-101 E ESCAPA DA MORTE PELA SEGUNDA VEZ EM 2 MESES

O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), se envolveu em um grave acidente na tarde desta quinta-feira (27), enquanto seguia por uma estrada nas proximidades do município de Teolândia, no sul do estado.
Segundo as primeiras informações, o automóvel em que o parlamentar estava foi atingido por outro veículo que trafegava na contramão. A pista molhada teria dificultado a frenagem e contribuído para a colisão, que deixou o carro de Rosemberg completamente destruído.
Apesar do susto, a assessoria do deputado informou que ele e as demais pessoas envolvidas não tiveram ferimentos graves. Todos foram encaminhados para um hospital em Itabuna, onde passaram por avaliações médicas de rotina.
Este foi o segundo acidente grave sofrido pelo deputado no curto período de aproximadamente 2 meses.
- 1


















