O furto de cabos de energia afetou 7,6 mil consumidores na Bahia entre janeiro e setembro de 2025, segundo levantamento da Neoenergia Coelba. Apesar do número expressivo, houve redução de 60% em relação ao mesmo período do ano passado, reflexo de ações de monitoramento, investimento em tecnologia e parceria com a Secretaria de Segurança Pública.

De acordo com a distribuidora, as ocorrências também diminuíram, caindo de 1.603 casos em 2024 para 1.515 neste ano — uma redução de 5%. As cidades com maior número de furtos registrados foram Salvador (322 casos), Feira de Santana (148), Conceição do Coité (119), Serrinha (102) e Camaçari (87).

“O furto de cabos é uma prática criminosa que afeta milhares de pessoas e compromete serviços essenciais. Intensificamos nossas ações e investimentos em tecnologia, o que resultou em menos clientes afetados”, destacou Thiago Martins, superintendente técnico da Neoenergia Coelba.

A empresa instalou mais de 2 mil equipamentos automáticos que permitem recompor o fornecimento de energia em até 60 segundos após uma interrupção. Além disso, 30 novos circuitos elétricos foram construídos e mais de 7 mil religadores instalados, tornando a rede mais resiliente.

Entre as medidas de segurança, a Coelba implementou inibidores de acesso em postes, caixas subterrâneas chumbadas e blindagem de cabos, reduzindo significativamente o número de furtos.

A distribuidora reforça que qualquer cidadão pode denunciar suspeitas de manipulação na rede elétrica pelo Disque Denúncia Bahia (181). Em casos de falta de energia, o atendimento é feito pelo número 116.

Compartilhe em suas redes sociais!