:: 23/jul/2025 . 10:55
CLIMA | O SOL VOLTOU A BRILHAR EM ITAPETINGA, A ‘CAPITAL DA PECUÁRIA BAIANA’
Cidade polo do Médio Sudoeste Baiano, Itapetinga tem clima quente, porém moderado, durante a maior parte do ano. No inverno, as temperaturas caem para um patamar mais tolerável que em outras localidades do Sudoeste, a exemplo de Vitória da Conquista, com médias de 22°C, esfriando pra valer somente nas madrugadas, podendo chegar aos 16°C.
Nas últimas semanas a friozinho e chuvas finas dominaram as manhãs e noites na cidade, causando um certo desconforto na população e colaborando para o alastramento de gripes e outras viroses, principalmente em crianças e idosos, gerando preocupação.
Na manhã desta quarta-feira (23), entretanto, o sol voltou a brilhar trazendo uma temperatura mais acalorada e agradável para a população desacostumada com o frio.
Entretanto, as previsões indicam que teremos frio pra valer a partir de agosto, perdurando até o início de setembro.
Vamos resistir…
Por Davi Ferraz
CORPO DE PRETA GIL SERÁ VELADO NO TEATRO MUNICIPAL NO RIO DE JANEIRO NESTA SEXTA

Design sem nome – 1
A cantora carioca Preta Gil (1974-2025) será velada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro nesta sexta-feira, 25 de julho, em cerimônia aberta ao público. A informação foi confirmada pela equipe da artista nesta terça-feira (23).
O local onde o corpo de Preta será velada atende a um pedido feito pela cantora em vida. Theatro Municipal do Rio de Janeiro é reconhecido por ter uma rica e influente na cena artística brasileira.
A cerimônia será aberta ao público das 9h às 13h. “Celebraremos sua vida, arte e legado”, diz a legenda da publicação que anuncia o velório da filha de Gilberto Gil.
Preta Gil faleceu no domingo (20), aos 50 anos, nos Estados Unidos (EUA). Fora do Brasil, a produtora buscou um tratamento experimental para se curar de um câncer colorretal. Em um comunicado divulgado pela família Gil, foi informado que não há previsão para a repatriação do corpo de Preta.
UESB AMPLIA CURSOS EAD PARA 10 CIDADES DA BAHIA; CURSO DE FÍSICA SERÁ EM ITAPETINGA
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) decretou nesta quarta-feira, 23, o reconhecimento para a oferta dos cursos de Matemática e Física, na modalidade de Educação à Distância (EaD), na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).
As graduações neste modelo ficarão vigentes durante o período de quatro anos, e, além de Vitória da Conquista, onde a universidade fica localizada, a medida vale para os polos educacionais dos seguintes municípios:
Barreiras;
Bom Jesus da Lapa;
Ipiaú;
Itapetinga;
Jacaraci;
Macaúbas;
Santa Maria da Vitória;
Santana;
Já a oferta do curso de Física na modalidade EaD fica restrita ao município de Itapetinga, conforme consta no Diário Oficial do Estado (DOE).
Atualmente, a Uesb oferta, na modalidade a distância, quatro cursos de graduação: Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em Computação, Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Física. Já as especializações ofertadas no momento são: Gestão Municipal, Gestão em Saúde e Mídias na Educação.
DESTAQUE | CAATIBA TEM PROJETOS APROVADOS NA CONAB NO ÂMBITO DA AGRICULTURA FAMILIAR
O Governo Municipal tem a alegria de compartilhar uma grande conquista para nossas associações e nossos produtores e produtoras rurais: Os projetos do município foram aprovados na 1ª convocação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) 2025, na modalidade Compra com Doação Simultânea (CDS), junto à CONAB.
Com os recursos garantidos, os agricultores poderão comercializar seus produtos de forma direta e segura, gerando renda e fortalecendo a produção local. Uma política pública que une o campo e a cidade, promovendo segurança alimentar e dignidade.
A gestão municipal reafirma seu compromisso de valorizar a agricultura familiar e apoiar iniciativas que gerem desenvolvimento e qualidade de vida para o povo caatibense. //Ascom Caatiba
EXPORTAÇÃO DE CARNE BOVINA PARA OS EUA CAEM MAIS DE 60% APÓS SOBRETAXA IMPOSTA POR TRUMP
As vendas de carne bovina in natura do Brasil para os Estados Unidos caíram 61,8% em junho, na comparação com abril, mês em que o setor registrou recorde histórico de exportações. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Exportadora de Carne (Abiec), o país enviou 47.836 toneladas aos americanos em abril. No mês seguinte, esse número caiu para 27.413 toneladas, e em junho, recuou ainda mais, para 18.232 toneladas.
A tendência de retração deve continuar em julho. Até o dia 21, foram embarcadas apenas 9.745 toneladas de carne bovina para os EUA, de acordo com dados compilados pela Abiec junto ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic).
A queda nas exportações ocorre após a imposição de uma sobretaxa de 10% anunciada em maio pelo presidente Donald Trump, medida que elevou a alíquota total para 36,4% sobre as carnes brasileiras. Para agosto, a situação deve piorar: o governo americano anunciou uma nova tarifa de 50%, o que elevará o imposto total para 76,4%, somando os 26,4% já vigentes pelo acordo bilateral.
Apesar da queda recente, o Brasil exportou 156 mil toneladas de carne bovina in natura aos Estados Unidos no primeiro semestre de 2025, o maior volume da série histórica do Ministério da Agricultura, iniciada em 1997. Parte desse desempenho se deve ao fato de o país ter cota de 65 mil toneladas isentas de tarifas, quantidade que costuma ser esgotada nos primeiros meses do ano.
Com o novo cenário tarifário, analistas do setor preveem uma retração ainda maior nas vendas brasileiras para o mercado americano, o que pode impactar diretamente a balança comercial do agronegócio e a rentabilidade dos exportadores de proteína animal.
- 1