:: 17/jul/2025 . 22:39
TRANSPORTE | VIAÇÃO NOVO HORIZONTE PERDE LINHAS INTERMUNICIPAIS EM TODA A BAHIA
O Governo do Estado, através da Agência de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Transporte, Energia e Comunicação da Bahia, anunciou na quarta-feira (17), a suspensão de todas as linhas intermunicipais operadas pela Viação Novo Horizonte no Estado, devido a irregularidades identificadas na Empresa.
Entre os problemas apontados estão a ausência de Certidões Negativas de Débitos Fiscais e o descumprimento de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), formalizado em 2 de dezembro de 2024 que previa prazos para melhorias na qualidade dos serviços prestados, que segundo o Ministério Público Estadual e a Agência de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), não foram cumpridos.
Como medida, a Agência Reguladora concedeu um prazo de 30 dias para que a Empresa interrompa suas operações, garantindo assim uma transição segura.
Durante esse período de suspensão, outras empresas credenciadas, que assinaram o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com O Ministério Público Estadual e a Agerba, irão assumir emergencialmente as linhas, com o objetivo de assegurar a continuidade do transporte aos usuários. Para isso, a Agência abriu um chamamento público, convidando empresas interessadas a apresentarem propostas para operar as linhas temporariamente até a realização de uma Licitação definitiva.
As propostas devem ser enviadas até o dia 22 de julho de 2025. A operação emergencial das linhas terá duração prevista até 31 de maio de 2027, garantindo assim uma transição planejada enquanto o Processo de Licitação definitiva é realizado.
CACIQUE PRESO COM ARMAS NO EXTREMO SUL ESTAVA COM HILUX ALUGADA POR ENTIDADE QUE FRAUDOU INSS
O cacique Wellington Ribeiro de Oliveira, conhecido como Cacique Suruí, foi detido no último dia 2 de julho, pela Força Nacional de Segurança, dirigindo uma caminhonete Toyota Hilux de luxo, em meio a uma série de novas suspeitas.
Fontes do Informe Baiano relataram que a prisão, inicialmente motivada pela posse de arm@s de fogo, agora também lança luz sobre o possível envolvimento do líder indígena com uma entidade investigada por um dos maiores esquemas de fraude contra a Previdência no Brasil.
A caminhonete usada por Suruí estava registrada em nome de uma empresa privada, mas, segundo o próprio cacique, havia sido alugada pela CONAFER — a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais. A entidade é alvo da Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União (CGU), que investiga um esquema de R$ 6,3 bilhões em descontos indevidos de benefícios previdenciários, muitos deles de aposentados indígenas.
Além de Suruí, a caminhonete transportava dois adolescentes e um jovem maior de idade, todos cientes da presença do arm@mento. Dentro do veículo foram encontradas pistolas com numeração raspada, carregadores alongados e munições de diversos calibres.
Em sua defesa, o cacique alegou que teria recebido as armas de familiares para entregá-las às autoridades, mas essa versão é tratada com ceticismo pelas forças de segurança.
BAHIA | PF ENCONTRA DINHEIRO DENTRO DE SAPATO DE VEREADOR EM CAMPO FOSMOSO
A Polícia Federal encontrou nesta quinta-feira notas de dinheiro escondidas em um sapato durante uma busca e apreensão na casa do vereador de Campo Formoso (BA) Francisquinho Nascimento (União).
Ele é primo do deputado federal Elmar Nascimento (União-BA), um dos principais líderes do Centrão no Congresso Nacional. Seu irmão, Elmo Nascimento, prefeito de Campo Formoso (BA), também foi alvo de buscas.
Em dezembro o ano passado, Francisquinho chegou a ser preso após atirar pela janela de sua casa uma mala com mais de R$ 200 mil em dinheiro vivo, segundo os investigadores. Ele foi solto no mesmo mês.
INCÊNDIO ATINGE PRÉDIOS HISTÓRICOS NO COMÉRCIO DE SALVADOR NA NOITE DESTA QUARTA

Ao menos quatro prédios localizados no bairro do Comércio, em Salvador, pegaram fogo no fim da noite de quarta-feira, 16. O acidente aconteceu no rua Conselheiro Dantas, que foi interditada pela Transalvador (Superintedência de Trânsito de Salvador), na manhã desta quinta, 17.
Segundo informações da TV Bahia, as chamas foram registradas por volta das 23h, em um dos imóveis da localidade, e o fogo acabou se alastrando para os demais edifícios.
Dentre os prédios atingidos, dois funcionam com salas empresariais. Um deles, o Edifício Pernambuco, tem um restaurante no térreo. Há registro de paredes desabando. Os outros dois estão desativados. Parte de um dos prédios desabou.
O Corpo de Bombeiros está no local para debelar o incêndio e evitar que as chamas se alastrem para outros prédios. Até o momento, segundo a corporação, não há informações sobre feridos.
A área foi isolada pela Polícia Militar (PM) e a Transalvador bloqueou outras vias da região, como a rua Portugal, que dá acesso ao local. Equipes da Coelba foram acionadas para o caso, resultando no desligamento de parte da energia elétrica da via.
A Defesa Civil de Salvador (Codesal) também participa da operação, na tentativa de mitigar os danos causados pelo incêndio.
- 1