POR DAVI FERRAZ

O JOGO VAI COMEÇAR A PARTIR DE AGORA

Como dizem os baianos, “o ano só começa na Bahia depois do Carnaval” e as eleições “após o São João”. Na verdade, as disputas políticas e eleitorais nunca param em qualquer lugar da Bahia e do Brasil. Termina uma eleição, começa a outra. Os eleitos, para garantir suas bases; os derrotados, para corrigir erros o partir pra próxima. É assim que a banda toca…

ELEIÇÃO PARA GOVERNADOR INDEFINIDA

Vasculhando minhas memórias aqui, Itapetinga sempre foi reduto da oposição, desde o início dos governos petistas na Bahia. Antes disto, o velho ACM (PFL) ganhava todas e só perdeu uma eleição, em 1986, para Waldir Pires (MDB). Na era PT, com Wagner, Rui e Jerônimo Rodrigues, o governo perdeu feio na cidade, mesmo ganhando as eleições na Bahia. Pra romper este ciclo, Jerônimo tem que cumprir as promessas feitas ao prefeito Eduardo (Policlínica e Hospital Regional),  pra quebrar esse tabu. Não é fácil, mas Eduardo bota fé…

UNIFICAÇÃO DAS BASES ‘GABIRABAS’

A reunificação dos ‘gabirabas’ é ponto fundamental para o sucesso de Eduardo como gestor municipal e passa por um bom entendimento com o ex-prefeito Rodrigo, seu sobrinho. O baixinho é articulado, tem carisma e leva larga vantagem na disputa para deputado estadual. Para deputado federal, Eduardo apoia Jayme Vieira Lima, primo do ex-ministro Geddel, líder do MDB baiano. Se sair uma casadinha entre Rodrigo e Jayminho, chove votos. Senão, fica difícil para os dois.

OTTINHO É CANDIDATO OU NÃO?

Depois que a ex-candidata Cida Moura fez ‘voto de silêncio’, ninguém fala nada sobre os seus candidatos a deputado, principalmente sobre o federal Otto Alencar Filho (Otinho). A conversa que rola é que ele não disputaria a reeleição, para ocupar uma vaga de conselheiro no Tribunal de Constas dos Municípios. Outro boato que rola é que a filha de Cida Moura e Zé Carlos, Amanda Moura, disputaria uma vaga de deputada estadual, com o apoio do senador Otto pai. Uma candidatura a vereadora seria mais adequado, sem desmerecer o potencial da jovem. Eleição para deputado custa caro e as bases já estão comprometidas com outras candidaturas. De última hora, só com muita grana…

INSATISFAÇÃO OU CANTO DE CARROCERIA?

Depois que o prefeito Eduardo Hagge se aproximou do governador Jerônimo, a ex-candidata governista fez um movimento em sentido contrário, evitando qualquer contato com o chefe do governo baiano. A insatisfação do grupo ‘zecarlista’ não passou em branco e vem sendo levada ao extremo pelo genro de Cida, Lucas Costa, que já se posiciona como verdadeiro opositor do PT. Agora defende o agro. Até que tem certa razão, mas parece que o real motivo do afastamento foi o famoso ‘canto de carroceria’ segundo as boas e más línguas da turma de Rosemberg…

Compartilhe em suas redes sociais!