URGENTE | GUARDA SUIÇA DO VATICANO JÁ SE PREPARA PARA EVENTUAL MORTE DO PAPA
Segundo o jornal suíço Blick, o funeral do papa está supostamente sendo ensaiado depois que o pontífice, de 88 anos, foi diagnosticado com pneumonia bilateral e seu quadro é considerado muito complexo.
Segundo um relatório do jornal Político, o próprio Francisco alegou a pessoas próximas que “pode não sobreviver desta vez”.
O Vaticano cancelou todos os compromissos do Papa pelas próximas semanas, enquanto a pneumonia também envolve bronquite asmática, que requer o uso de tratamento com antibióticos com cortisona.
A equipe médica do Hospital Gemelli disse que o pontifice está sofrendo de uma infecção polimicrobiana do trato respiratório, o que significa que uma mistura de vírus, bactérias e possivelmente outros organismos “colonizou” seu pulmão e levou a pneumonia dupla. A infecção é particularmente preocupante porque o Papa teve parte de seu pulmão removido há muitos anos.
Por esse motivo, a Guarda Suíça, que protege o Papa, estaria ensaiando seu funeral, com membros sob toque de recolher, pois estão “se preparando para o anúncio da morte do pontífice”, segundo o Blick.
O Papa revelou anteriormente que “já havia preparado” seu túmulo, mas ele não será enterrado com a maioria de seus antecessores nas grutas sob a Basílica de São Pedro, no Vaticano. Desde que a basílica foi concluída, 24 dos 31 papas foram enterrados lá.
Ainda no final de 2023, o Papa revelou que havia preparado seu túmulo na basílica de Santa Maria Maggiore, no bairro de Esquilino, em Roma, quebrando a tradição do papado.
A igreja é uma das quatro principais basílicas papais. Sete papas, de Honório III em 1216 a Clemente IX em 1669, foram enterrados lá.
Em mais uma ruptura com a tradição, novos ritos divulgados no ano passado disseram que Francisco será sepultado em um único caixão de madeira revestido de zinco.