Sem coligações nas eleições proporcionais em 2020, alguns partidos políticos de Itapetinga entraram em sinal de alerta e tentam, desesperadamente, engrossar suas fileiras com membros dos partidos nanicos, todos sem chances de eleição.

Para engrossar o caldo e tentar eleger um ou dois vereadores, o PDT de Tiquinho e o PT de Rosemberg se reuniram nesta segunda-feira (16), na Câmara de Vereadores, com membros sem expressão dos ‘nanicos’ PCdoB, Rede, PSB e PPS, na tentativa de viabilizar uma ‘costura milagrosa’ para se salvarem da degola política em 2020. Até um vereador descolado do PSD compareceu à reunião, em busca da tão sonhada salvação.

Para eleger um vereador, cada legenda terá alcançar o chamado ‘Quociente Eleitoral’, que é o número total dos votos para vereador no município, dividido pelo número de cadeiras na Câmara. Em Itapetinga, o quociente eleitoral gira em torno de 2.500 a 3.000 votos, para se eleger apenas um vereador na, tarefa inatingível para essas pequenas legendas.

Por esta razão, a ordem é se agrupar em um só partido, lançar candidatos ‘MAIZENA’ para engrossar o caldo, e seja o que Deus quiser.

É bom lembrar que nas eleições de 2016, o PDT elegeu apenas um vereador e o PT nenhum vereador sequer. Outros vereadores que foram eleitos na coligação liderada pelo PDT. Em 2020, a previsão é de que repitam o mesmo placar de 2016, caso não se agrupem em uma só legenda, provavelmente o PT.

Dos ‘nanicos’ PSB, PPS E Rede, ninguém tem chance de eleição e devem mesmo ‘engrossar o caldo’ do PT ou PDT.

Vão encarar?

Por Davi Ferraz

Compartilhe em suas redes sociais!