A selvageria de torcedores do Flamengo, com agressões e quebra-quebra, antes e depois da final da Sul-Americana no Maracanã, poderia render até a exclusão do clube da Libertadores pela Conmebol, que decidiu abrir processo contra o rubro-negro. A diretoria não espera a punição mais severa, mas já está no aguardo de um gancho aplicado pelo Tribunal Disciplinar da entidade nos próximos dias.

Dentre as demais penas duras previstas no Artigo 22 e 24 do Regulamento Disciplinar, há a proibição de jogar no estádio onde houve o problema ou jogar com os portões fechados e até o afastamento do clube em outras competições sul americanas, como a Libertadores, como já ocorreu com o Boca Juniors. As sanções são enquadradas no caso de comportamentos inapropriados de clubes e seus torcedores.

Dentre os motivos para as penas, estão: invasão ao campo, soltar fogos, causar danos, provocar desordem no estádio e seu entorno, e cometer agressões coletivas. Em caso de não ser possível identificar o agressor, o clube é punido. No caso da final contra o Independiente no Maracanã, todos esses itens se aplicariam.

LEIA MAIS NO GLOBO ESPORTE

Compartilhe em suas redes sociais!