Em 2012, a Prefeitura de Itapetinga iniciou a obra de construção de uma creche e escola de Educação Infantil no bairro Vila Riachão. A iniciativa seria louvável se não fossem os sinais claros de irresponsabilidade e inoperância.

Os erros começam com a escolha do lugar para a sua instalação. No alto do bairro, já na saída da cidade, a creche escola é de difícil acesso à população. O terreno acidentado depende de um investimento maior para, entre outras coisas, construção de muros de contenção. Os pais precisarão, para levar suas crianças, dedicar um esforço e um tempo maior do que o necessário se a obra tivesse sido feita em um ponto central do bairro.

Se não bastasse o descaso com o povo, a construção – abandonada há anos – é uma demonstração da má utilização do dinheiro público.  A sequência de problemas estruturais fez com que o Ministério Público embargasse a obra.

Há tempos, os recursos do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – que deveriam ser destinados à construção haviam sido bloqueados por falta de alimentação no sistema e da contrapartida da prefeitura. Segundo o convênio, a prefeitura deveria ter investido um total de 546 mil reais em recursos próprios. Até o início da nova gestão, o governo anterior não havia cumprido nem 3% do valor acordado.

Buscando readequar a obra aos padrões de segurança exigidos, a atual gestão começou, em fevereiro, a retomada da construção. Desde então, o novo governo já investiu cerca de 200 mil reais, o que representa aporte maior, em quatro meses, do que o dado na gestão anterior em quatro anos. Os estudos de engenharia detectaram imperfeições e incorreções estruturais que representariam risco de desabamento.

Por isso, nesta quarta-feira, 28, a prefeitura iniciou a demolição de uma área de 175 metros quadrados. Os valores investidos para a execução de toda a parte que precisou ser destruída representam um total de 141 mil reais, enviados pelo FNDE na gestão anterior, que serão pagos pela atual gestão com recursos próprios para a reconstrução. Mais de 100 mil reais de dinheiro público foram, literalmente, derrubados nesta quarta por conta de má administração.

Ciente da essencialidade da educação na construção de uma democracia forte, a Prefeitura de Itapetinga vem desempenhando um trabalho sério no setor, buscando resultados efetivos e duradouros que irão refletir no desenvolvimento que Itapetinga merece. // Ascom

Compartilhe em suas redes sociais!