Rio-CAtolé-2

Em dezembro de 2014, o BRG entrevistou o empresário conquistense Geraldo da Conquistadora, que defende com veemência a tese que o Rio Catolé nasce em Vitória da Conquista, no distrito de São Sebastião.

A Prefeitura com os seus técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Semma) visitou o local e investiga se a nascente é a do Rio Catolé. O trabalho de pesquisa conta com a parceria junto ao Ministério Público e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), – e tem o objetivo de identificar os pontos degradados nesses ambientes, para dar início às ações de recuperação.

O levantamento foi comandado pelos técnicos da Semma, Melquisedeque Miranda e Lázaro Ribeiro. Um mapa será elaborado para identificar a nascente e verificar se procede as informações já divulgadas no blog. “Após verificar os pontos a serem recuperados, vamos identificar os donos da propriedade onde está localizada a nascente e, em um outro momento, fazer também um trabalho de educação ambiental com essa comunidade. Vamos fornecer mudas para que eles possam ampliar e preservar essa área de mata ciliar, de preferência mudas nativas ou frutíferas”, explicou Melquisedeque.

Barra do Choça, Caatiba, Itambé, Nova Canaã, Planalto e Itapetinga que integram a Bacia do Rio Catolé serão envolvidos nos trabalhos de preservação do volume e a qualidade de água das barragens de Água Fria e de Serra Preta. Os trabalhos da parceria firmada envolverão os movimentos sociais, e busca fortalecer a proposta de criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Catolé. Resenha Geral

Compartilhe em suas redes sociais!