Pastagens secas dão à região de pecuária aspecto de caatinga

Pastagens secas dão à região de pecuária aspecto de caatinga

A primavera já chegou, mas o Sudoeste baiano ainda sofre com os efeitos da estiagem típica do inverno. As poucas chuvas previstas para a estação que começa podem não ser suficientes para reduzir o déficit hídrico registrado na região e em todo o Estado.

Nas propriedades rurais os açude estão secando

Nas propriedades rurais, muitos açudes estão secando e o gado sofrendo com a falta d’água 

Na micro região agro-pastoril de Itapetinga, a seca compromete a produção agropecuária, e até os rios mais importantes estão secando. O Rio Pardo, que abastece as cidades de Encruzilhada, Itambé e Potiraguá, teve a sua vasão reduzida para menos de um terço e já causa preocupação aos órgãos de governo. Na propriedades rurais, açudes estão secando e o gado já está sendo remanejado para outras regiões onde os efeitos a seca são menos graves.

DESABASTECIMENTO DE ÁGUA

Em Itambé, o abastecimento de água está comprometido devido à baixa vasão do Rio Pardo

Em Itambé, o abastecimento de água está comprometido devido à baixa vasão do Rio Pardo

Em alguns trechos, o maior rio da região está cortando e a captação de água para abastecer as cidades está cada vez mais difícil O caso mais grave é em Itambé, onde a Embasa busca, desesperadamente, uma solução para evitar o desabastecimento total da cidade. O Rio Pardo está secando.

QUEIMADAS POR TODA A REGIÃO

Nas propriedades rurais, as queimadas provocadas pela seca se alastram

Em muitas propriedades rurais, as queimadas se alastram e destroem as pastagens

Para piorar, alastram-se por toda a região as queimadas, algumas acidentais e outras propositais, dada à antiga tradição de alguns pecuaristas, em queimar as pastagens, à espera das chamadas ‘chuvas das águas’, que costumam chegar entre outubro e novembro. Quando as chuvas atrasam, a situação se agrava ainda mais.

SEM PREVISÃO DE CHUVAS

De acordo com o Climatempo, não há previsão de chuvas para a região, nos próximos 15 dias, o que deverá agravar ainda mais a seca e as queimadas. Segundo os especialistas, o fenômeno ‘El Niño’ deve provocar muita chuva nas regiões Sul e Sudeste, e muita seca na região Nordeste.

Por Davi Ferraz

Compartilhe em suas redes sociais!