ol_o_de_peroba

ITAPETINGA: Na tentativa de impressionar a cúpula do PT e fazer média com o governo, o prefeito de Itapetinga plantou matéria paga em um jornal de Salvador, o Tribuna da Bahia, comemorando os 5.400 empregos da Azaléia, a vinda da Farmácia Santana, das Lojas Zema, da empresa de ônibus Transnacional, de um posto de gasolina, e das Lojas Americanas, como conquistas do seu governo.

Responsável direto pela onda de desemprego que assola a cidade, o prefeito cara-de-pau fala dos empregos que restaram na Azaléia, como uma conquista sua e do governo Wagner, que nada fizeram para conter o fechamento das 18 unidades da Vulcabrás/Azaléia na região, que jogou na rua quase 18 mil trabalhadores e colocou a economia local e regional no buraco.

Confira a matéria paga plantada por Zé Carlos no jornal da capital:

“AZALEIA GERA 5.400 EMPREGOS EM ITAPETINGA – Comemorando o bom momento econômico experimentado pela região Sudoeste do estado, é o prefeito de Itapetinga, José Carlos Moura (PT). Na semana passada ele anunciou o volume de empregos gerados pela empresa calçadista Azaleia/Vulcabrás, que, apesar de ter fechado filiais em algumas cidades baianas, emprega 5.400 pessoas na cidade administrada por Moura. “Itapetinga, graças a Deus, é uma cidade abençoada. Além da Azaleia, ainda teremos a Fábrica de Confecções WBozzi e Lia Line, que se instalará no distrito de Bandeira do Colônia”.

Para reduzir custos logísticos e criar condições para competir com os preços praticados pela concorrência chinesa, a Azaleia/Vulcabras fechou, em 2011, 17 filiais que funcionavam em galpões de cidades vizinhas a Itapetinga. A empresa também fechou unidades em Sergipe, com redução de 1.300 postos de trabalho, e Horizonte, no Estado do Ceará, com dispensa de cerca de 400 trabalhadores, além de desativar unidade produtiva instalada na Índia. “A Azaleia/Vulcabrás, porém, afirma que a unidade de Itapetinga é a que produz com maior eficiência em todo o grupo”, anima-se o prefeito.

Com esforço do Governo do Estado, outras empresas se interessaram em ocupar os galpões e, segundo Moura, 70% da mão de obra que havia ficado ociosa foi contratada pelos novos empreendimentos. “São trabalhadores qualificados, com experiência”, atesta. “Os demais, que ainda estão sem trabalho, logo conseguirão colocação nas indústrias que estão se instalando por aqui”.

Através da Farmácia Santana, Lojas Zema, Transnacioal, Posto Águia e Lojas Americanas,  as pessoas estão sendo inseridas no mercado. “Com o programa Qualifica Bahia e Pronatec, mais de 200 pessoas foram preparadas para trabalhar com pintura predial, encanador, eletricista e estão sendo aproveitadas pelo setor da construção civil”, registra o prefeito de Itapetinga. “O Minha Casa Minha Vida, por exemplo, é um grande gerador de empregos, diretos e indiretos, aqui no Sudoeste”.

Profissionais capacitados em corte e costura, costura industrial, modelagem em tecido, culinária, doces e salgados e computação são encaminhadas para as empresas com atuação em diversos segmentos econômicos, que enxergaram o potencial do interior baiano. “Contrariando quem insiste em dizer que Azaleia fecharia suas portas em Itapetinga, somente neste ano, a fábrica contratou 400 pessoas e outras empresas estão investindo e gerando oportunidades para o povo baiano”, ressaltou o prefeito.

José Carlos Moura atesta que a parceria com os Governos Estadual e Federal garantiu o bom desempenho regional na geração de empregos. “Quando a Azaleia anunciou, em 2011, o fechamento das filiais e a dispensa de cerca de 2 mil trabalhadores, a empresa manteve a sua linha de produção na matriz, em Itapetinga”, lembra ele, aplaudindo dado do sindicato dos trabalhadores calçadistas, que dá conta de que os galpões na cidade de Itambé foram ocupados pela calçadista BarbaKras, gerando 350 postos de trabalho.”

Só Óleo de Peroba na cara desse ‘pirão perdido’…

Por Davi Ferraz 

 

Compartilhe em suas redes sociais!