caic2

ITAPETINGA – Com a recente divulgação do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) dos municípios brasileiros em 2013, uma dura constatação chocou a comunidade educacional de Itapetinga: o Colégio Paulo Hagge (antigo CAIC) é uma das piores escolas do Brasil, cujo IDEB vem regredindo, apesar do índice geral do município estar 1 ponto acima da meta projetada para 2013, pelo MEC.

Abandonado, marginalizado e mal administrado, o CAIC de Itapetinga vem regredindo e sendo objeto de inúmeras denúncias através da imprensa, que já noticiou tiroteios, depredação, invasão de bandidos e traficantes além do total abandono por parte da Secretaria Municipal de Educação, que desprezou a escola.

CAIC QUADRA

Apesar do corpo docente da escola ser de boa qualidade, a sua direção é fraca e não consegue implementar políticas educacionais eficientes, capazes de tirar a escola do estado de calamidade em que se encontra.

O IDEB de Itapetinga não evoluiu em 2013, mas se manteve no mesmo índice de 2011, que foi de 3,7. O índice do CAIC regrediu de 3.1 para 2.9.  Outra unidade escolar do município que teve o IDEB rebaixado em 2013, foi a Escola Dona Geni, de Bandeira do Colônia, embora tenha se mantido dentro da meta projetada.

caic3

Numa avaliação geral, o IDEB das escolas municipais de Itapetinga estagnou, desde que atual secretária Sibele Shirley assumiu a Secretaria Municipal de Educação. Como o IDEB divulgado é de 2013, e ela só assumiu o posto em agosto daquele ano, deduz-se que a atual secretária ‘surfou na onda’ da sua antecessora.

Por Davi Ferraz 

Compartilhe em suas redes sociais!