janeiro 2012
D S T Q Q S S
« dez   fev »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  
Acesse o Sudoeste Hoje via Mobile em qualquer lugar!
  • QUEM SERÁ QUE FOI?: Deixe-me adivinhar quem foi: ROS…….. E não tenho outro palpite a dar.
  • DIAS: Esse deputado e vinculado a religião secreta e não gosta de nenhum religioso e vive com demagogia se dizendo...
  • Davi Ferraz: ‘Itapetinga Verdade’, quem vive de mortadela não sabe bater panela…
  • Itapetinga verdade: Os paneleiros são tão bons que conseguiram tirar d.Dilma, os mortadelas são tão ruins que não...
  • Anonymous: Governo do Estado investe em segurança e entrega 461 veículos à PM Buscando mais reforço para auxiliar na...
  • Anonymous: Somos Rui costa….primeiro turno !
  • VOTO É SECRETO: As pessoas vivem me perguntando em quem irei votar para presidente do Brasil. Eu respondo logo, curto...
  • Ana: Cadê os paneleiros???
  • CORRUPÇÃO EM ATACADO: Onde tem petista no comando sempre terá corrupção pois esse vírus está no DNA dos petistas....
  • Geovanna: Consequência do petrolão/lava jato , tendência é só piorar.
  • Didi: Quem não se lembra do petrolão ?Agora tem que tampar o rombo que fizeram com a Petrobrás , quem paga é o povo...
  • POBRES NÃO. SÓ IDIOTAS.: Diziam que só pobres apoiam o PT, mas não é nada disso. Só IDIOTAS apoiam o PT.
  • Carla: A rua em questão é Anápolis e não Eunápolis .Vai dá um trabalhão para ajeitar essas ruas sem pavimento que...
  • Vava Ferreira: Sou rui, e dou 50 mil votos de frente.
  • George: Tinha prometido nunca mais votar no PT, mas acho que vou quebrar só essa vez, para ver se ganha logo no...
leitores online


O QUE ESPERAR DE UM BOM PREFEITO?

Outro dia, um jovem eleitor me fez a seguinte pergunta: “O que é ser um bom prefeito e quais são as suas responsabilidades?” Pego de surpresa, respondi alguma coisa que me veio em mente, mas fiquei devendo uma resposta mais elaborada, capaz de satisfazer ao meu curioso interlocutor. Creio que responder a esta pergunta é uma contribuição à reflexão dos eleitores para a importante tomada de decisão nas urnas, em outubro próximo.

O bom prefeito é aquele que está a serviço do município, conhece as necessidades da comunidade e resolve seus problemas. Não só administra com dedicação e seriedade, mas também presta contas de seu trabalho.

Espera-se dele, fidelidade ao seu povo, expressa no cumprimento de um programa de governo previamente elaborado, capacidade administrativa, liderança política, bom conhecimento dos assuntos da cidade, equilíbrio no enfrentamento de crises, postura de diálogo aliada à capacidade de decisão no tempo oportuno, paciência e disponibilidade para ouvir a população e seus legítimos representantes, tolerância quanto à diversidade de estilo das pessoas com quem trabalha, disponibilidade para ter presença contínua no município, hábito de trabalhar com planejamento e em equipe e coragem de dizer não, quando necessário.

Por último, o bom prefeito deve ter as qualidades necessárias para uma vida política sadia e honesta, com transparência nas atividades públicas, separação completa entre os recursos públicos e os interesses da família, dos amigos, de empresas e do partido. Por fim, pede-se a um bom prefeito que seja competente na arrecadação de recursos para dar conta das demandas populares.

O poder municipal é o que está mais próximo do contato direto com a população e o primeiro a ser questionado. Para muitos cidadãos, o prefeito é mais importante do que o presidente da República, pois é quem pode resolver o seu problema imediato. Promessas utópicas ou demagógicas serão cobradas, mais tarde.

A democracia consagra os vencedores nas urnas. Embora seja o ápice do processo, aos olhos dos eleitores, não é esse o único momento importante. Os eleitores não escolhem nem interferem diretamente nos nomes que serão colocados na disputa. O amadurecimento político que tantos desejam pressupõe também a responsabilidade e a inteligência dos partidos na formação e indicação de seus candidatos, sem o que as expectativas populares podem se frustrar. Se isso ocorrer, que não seja, ao menos, por falta de boas opções.

Você conhece algum prefeito com essas características?

Por DAVI FERRAZ

22 respostas para “O QUE ESPERAR DE UM BOM PREFEITO?”

  • XXLEGXX says:

    Caro amigo venho pedi q olhe para o centro de nossa cidade um kara de nome Renan q trabalha na comutran vem constantimente tirando o sucessego dos humildes albulantes q para tira o seu sustendo trabalham dia a dia no centro da cidade
    eles estao tirando apenas aqueles q sao do alado prefeito ou julgam ser
    falndo nisso caro amigo hum dos chefoes da comutram chamado por todos como Gôes acrediu um vendedor q ficava do lado da feira do lar
    sendo o agressor o mesmo vinha falando mal da jestao atual poriço a agressao venho li pedir publique isso no saite ou procure sabe no centro de itapetinga oq esta acontecendo.

  • Matéria says:

    Davi,gostaria que fizesse uma matéria sobre o absurdo que a Comutran fez ali no trevo em frente à Costa Veículos.Será que esses seres irracionais só se darão conta da burrice que fizeram na hora que ocorrer um sério acidente?E por que tudo dessa prefeitura tem que ser feito na base da improvisação e do armengue?

  • NENGA says:

    FOI CITADO VÁRIOS PRÉ-CANDIDATOS NESTE BLOG, TODOS, SEM TIRAR NENHUM, NÃO SÃO DIGNOS QUE RECEBER NOSSOS VOTOS, SÃO PESSOAS DESONESTAS, OPORTUNISTAS, ENGANADORES, MANIPULADORAS, SEM CARÁTER, DEVEMOS ESQUECER AS PAIXÕES POLITICAS DE LADO E VOTARMOS EM QUE MERECE SER PREFEITO DE NOSSA CIDADE, SE NÃO SERA MAIS QUATRO ANOS, OITO, DEZOITO, ENFIM, MUITOS E MUITOS ANOS DE ATRASOS. SE VOCÊS QUE CRITICAM O ATUAL PREFEITO, OU NÃO VOTAM MAIS NO GABIRABA ou NO BACALHAU, PROCUREM ESCOLHER ALGUÉM POSSA FAZER ALGUMA COISA PELA NOSSA ITAPETINGA, ESQUEÇAM OS PARTIDOS, AS LEGENDAS. VOTEM NUMA PESSOA HONESTA, TRABALHADORA, BOM PATRÃO, BOM AMIGO, QUE SABE OS ANSEIOS NOSSOS. VOTEM EM MIRALDO MOTA…

  • Comentário de XXLEGXX says:

    Davi,esse fato é verídico.
    O vendedor em questão é um ambulante que vendia bolo e outros quitutes,gente muito boa.E foi expulso de lá.
    É como Davi sempre diz: cidade sem prefeito,sem líder,todos mandam,e ninguém tem razão.
    Itapetinga tá uma bagunça,um caos,nada funciona,secretarias paradas,sem projetos,e seus titulares enriquecendo à olhos vistos.
    E a nossa promotoria?Quando os cães de Eduardo Hagge latiam à noite,o nosso douto promotor metido a Jack Bauer fez o mesmo assinar uma TAC;e agora,frente à esses desmandos,frente à bagunça em nosso centro comercial (ambulantes e poluição sonora – na rua José Bonifácio três lojas,num trecho de 400 metros,com sons um mais alto que o outro,e cadê a promotoria)?
    Espero,com fé em Deus,que a nossa população,que em 2008 deu seu voto de protesto em favor deste cidadão que hoje detém os destinos de nossa comuna,que essa mesma população possa corrigir este nefasto e inefável erro cometido contra a nossa cidade,contra o nosso futuro e contra os filhos de bem desta terra.E,sinceramente,que leve na mesma vassourada os Romildos,Valdeir,Jacy Bó, Nilton e outros abjetos produzidas por nossa arcaica e recalcitrante política,baseada no toma lá,dá cá,no populismo e no empreguismo.E que os homens de bem de Itapetinga,aqueles que não se dobram a conchavos,a esquemas e a armações por detrás das cortinas dos palácios do poder,que esses possam ter a humildade de se unir,em busca da reconstrução da nossa cidade,e ter muita disposição para o trabalho,pois o ‘mar vermelho’ virou tsunami,devastando e arrasando nossa linda e bela Itapetinga. Creio que para cada Zenóbio,para Cada Israel Miranda,para cada Romildo Teixeira da vida,existam dez vezes mais itapetinguenses honestos,de fibra,trabalhadores,e principalmente,com muita fé em Deus e no trabalho,para que revertamos essa situação de descalabro administrativo que Itapetinga se encontra submergida.
    Desculpe o desabafo,Davi;é uma dor de quem ama essa cidade,e não suporta ver o que fazem com ela.

  • UM BOM PREFEITO??? says:

    O amigo Davi resume muito bem as ótimas qualidades que um BOM PREFEITO deve ter.

    O referido comentário é encerrado com uma pergunta: Você conhece algum prefeito com essas características?

    Rebuscando minha memória posso responder que no BRASIL existem diversos prefeitos que tem muitas ou algumas dessas boas qualidades.

    Mas, com certeza, aqui em ITAPETINGA, nós temos um que NÃO TEM NENHUMA DELAS.
    ELEIÇÕES 2012 VEM AÍ!!!

  • eleitor 2012 says:

    Caro Davi, de tantas reportagens que vc posta desse blog, diga-se passagem maravilhosas, te peço q vc faça uma reportagem sobre esses pré-candidatos a vereadores com propaganda antecipada, AMIGO DE FULANDO etc, olha bem, como é que pode um candidato a vereador q quer se eleger para fazer leis está exatamente descrupindo a Lei eleitoral de propaganda antecipada esses ja não merecem nossos votos

  • RAPAZ TA DIFICIL ! O PROBLEMA MAIOR É ESTE POVO MISERAVEL QUE SE VENDE POR DOIS TOSTÕES says:

    SE O POVO NÃO TIVESSE EM SEU DNA A CORRPUÇAO E A MARACUTAIA, É POSSIVEL QUE SOUBESSE ESCOLHER ALGUEM COM QUALIDADES PARA DIRIGIR NOSSA TERRA. MAS O QUE VIMOS É DESANIMADOR. ESTE POVO DO PT, DESCOBRIU ESTE LADO MISERAVEL DO POVO E TRABALHA SOBRE ESTE ASPECTO DE FORMA IMORAL E AVASSALADOURA.

    OU FAZEMOS O MESMO JOGO, OU OUTRA VEZ NÃO TOMAREMOS DESTAS DESGRAÇAS O PODER.

  • Refletindo vendo!!! says:

    Bom dia Davi, queria resaltar e elogiar todas as suas colocações aqui neste estimado e conceituado blog, inclusive quando se tratando do Edil Romildo Texeira onde nas quentinhas é dito que ele está na corda bamba, ele não está, pois tenhos fontes fidedgnas de que ele ja caiu, e isso aconteceu ja na epoca das filiações visando os nomes de prés candidatos ele intupiu o partido de gente que ele visava ser pequena e que poderia lher render um percentual bom de votos na legenda os “Mulas” mas quebrou a cara pois tem gente muito forte nesse bolo e que vai complicar não só a vida dele, mas a dos outros vereadores do partido tabem. Esse é o mal dos politicos e politiqueros de itapetinga, o pão comido é esquecido!

  • Jonahtan says:

    Bons candidatos, Gilson de Jesus, Miraldo Mota. Só que esses não ganham pq o povo sabe q eles são bons, mas não votam neles.

  • Percebendo says:

    Davi, No site Tribuna de Itapetinga tem uma reportagem falando que o prefeito de Ibicuí não repassou o rateio de 2010 para os professores e que a APLB está cobrando o pagamento, o interessante é que Itapetinga também não repassou o rateio e ainda sumiu com quase UM MILHÃO de reais dos professores. Por que ninguém comenta? Sera que a senhora Nice, que representa a APLB em toda essa região e que por sinal é tia do secretário de eduacação de Itapetinga só vê o que acontece nas outras cidades?

  • Anônimo says:

    Parece que o ex-chefe da Comutran anda escrevendo muito nesse blog pois, só faz falar mal do pessoal que entrou depois que ele saiu. Desapega cara, serviço público é assim mesmo cada dia é um!Ninguém é dono do que é público, deixe o povo trabalhar!Estão fazendo mais que em seu tempo.

  • cássia says:

    davi…faça uma reportagem sobre aquele trajeto dos orixás…alí é muito perigoso…e todos os dias tem acidente….muito movimentado,carros motos e pedestres…Precisa de uma sinalização…uma faixa de pedestre…não aguento mais ver todos os dias uma pessoa sendo acidentada…

  • Marcus Torres says:

    Davi.

    Kd o ex candidato a prefeito Professor dotor Ramiro Oliveira.
    Será q ele foi … pelo grupo do poder!!!
    Professor kd vc.

  • XXLEGXX FALNDO NISSO DAVI Q DIA VC VAI POSTA A AGRESSAO DE UM DOS CHEFES DA COMUTRAN CONTRA O VENDEDOR DE BOLO Q FICA PERTO DA FEIRA DO LÁ?????????????????????? says:

    O meu amigo aqui nao tem Ex-chefe nao nos so estamos falando do Ditadorismo q esta acontecendo na comutran de itapetinga agredindo vendedores ambulantes e tirando o pao de cada dia deles si perguntarem os empresarios logistas q os respectivos vendedores trabalham na porta todos vao fala q nao interferem em nada no seus comercios FALNDO NISSO DAVI Q DIA VC VAI POSTA A AGRESSAO DE UM DOS CHEFES DA COMUTRAN CONTRA O VENDEDOR DE BOLO Q FICA PERTO DA FEIRA DO LÁ??????????????????????

  • Mara Célia P olidio says:

    A minha filosofia de vida e primeiro ter fé em Deus.De pois temos q ser muito organizado em todos os sentidos,psicologicamente,espiritualmente,ter tolerância capacidade para ser um bom lide.ter atitude digna e honesta e sempre saber quais as necessidades de sua cidade.

  • andresa says:

    continui assim q
    e vc vai ganha

  • marisa says:

    um bom prefeito tem que ser onesto e trabalhador umiudi e passiete com o seu trabalho nao ser um bomprefeito e compra voto das pessoas ………………….

  • Ivan Souza says:

    Meu caro Davi, gostei muito do seu ponto vista em relação ao pepel do prefeito, as suas idéias são muito semelhantes as minhas. Portanto, vou aproveitar a oportunidade para copiar ( o texto acima) e disponibilizá-lo ao público da minha região, principalmente aos eleitores do município de Icapuí (localizado no litoral leste do Ceará, para que estes possam fazer uma análise mais aprofundada antes os dois concorrentes a Prefeitura de Icapuí.

  • Davi Ferraz says:

    Ivan Souza, fique à vontade. É um prazer saber que temos leitores no lindíssimo litoral do Ceará. Um forte abraço ao povo de Icapuí.

  • MICAHEL MOZART STAM says:

    AMIGO GOSTARIA MUITO QUE PUBLICASSE E MOSTRASSE A CARA DE NOSSA CIDADE O JEITO QUE ELA SE ENCONTRA EM TOTAL DESCAÇO POR PARTE DO PODER PUBLICO. BOA VISTA DO GURUPI MARANHÃO.

Deixe seu comentário


  • 7 de maio de 2018 | 20:50

  • TÁ COMEÇANDO A ESQUENTAR
    6 de maio de 2018 | 22:38

    A julgar pelas últimas movimentações, o clima pré-eleitoral em Itapetinga começa a esquentar. MDB e DEM saíram da toca e começaram a definir os seus candidatos a deputado federal e estadual. Aleluia, campeão de emendas para o município (R$ 6.448.762,05), é o preferido dos Democratas, mas goza também da simpatia dos ‘saruês’ e deve receber muitos votos do grupo do prefeito Rodrigo. Lúcio Vieira Lima (MDB), segundo colocado na liberação de emendas para Itapetinga (R$ 3.997.500,00), tem a fidelidade de boa parte dos ‘gabirabas’, mas tá difícil de emplacar, devido às ‘circunstâncias’. Aleluia leva vantagem e deve ser o deputado mais votado no município. Na disputa para deputado estadual, Pedro Tavares e Sandro Regis disputam a preferência dos emedebistas e democratas. Pedro tavares leva vantagem, devido ao apoio do prefeito Rodrigo e parcela considerável dos democratas.

    OPOSIÇÃO VAI COM ANTÔNIO BRITO E ROSEMBERG

    Apesar do grupo do deputado Antônio Brito sustentar que apoia o prefeito Rodrigo Hagge, a sua postura política vai em outro rumo. Nas últimas semanas, Brito tem articulado com opositores de Rodrigo e trouxe para o seu grupo o ex vice-prefeito Alécio Chaves, que ocupa cargo no governo do estado (Direc), por indicação do deputado petista Rosemberg Pinto. Mesmo ocupando cargos na administração municipal, prepostos de Brito jogam contra o prefeito nas conversas de bastidores e nas redes sociais, plantando na mídia, falsas informações e intrigas contra Rodrigo e sua equipe de governo. Brito é o 4º colocado na liberação de emendas para Itapetinga (R$ 977,934,82). Além de Rosemberg, Adolfo Menezes e Ângela Souza também dobram com Antônio Brito.

  • O NOME É DAIRY VALLEY, COM ‘V’
    3 de maio de 2018 | 01:26

    Fico chateado quando vejo publicações sobre a principal praça de Itapetinga, escritas de forma errônea. Não sei como, nem quando, o nome da praça Dairy Valley começou a ser escrita com a utilização de um ‘W’ teimoso, que na língua inglesa tem som de ‘U’, e não de ‘V’. Então, para quem não sabe ou não se importa em escrever as palavras com a grafia correta, escrever ‘Dairy Walley’ é uma tremenda burrice. A propósito, Dairy Valley significa, em português, ‘Vale dos Laticínios’. Hoje a cidade californiana homenageada com o seu nome na nossa praça, se chama Cerritos e não mais Dairy Walley. Vamos escrever certo?

  • EXPO 2018 – 15 A 20 DE MAIO
    24 de abril de 2018 | 12:01

  • O ESTRAGO DE ACM NETO & OUTRAS
    24 de abril de 2018 | 12:00

    O recuo de ACM Neto causou estrago bem maior do que o previsto. Detonou o Democratas, desarticulou e dividiu as oposições e entregou a eleição de bandeja para Rui Costa. Com Neto enterrado vivo, o PT já comemora a vitória com antecipação e prevê mais 20 anos no poder, com Rui e Wagner se revesando no governo da Bahia. Esse é o preço da covardia e do ‘rabo preso’.

    OTTO NA OPOSIÇÃO EM 2022

    Conhecido como uma espécie de ‘trator político’, o senador Otto Alencar tem tudo para perder a paciência com o PT, que usa a base aliada como bem quer, mas não passa a bola pra ninguém. O partido de Otto vai inflar nessas eleições, e o senador se credenciará para a disputa ao governo em 2022, contra o próprio PT. Rui vai com Wagner e a oposição se alia a Otto. Podem escrever…

    DEM DE ITAPETINGA TIROU O CORPO DE BANDA

    Na entrega da usina de asfalto pelo prefeito Rodrigo Hagge e o deputado Lúcio Vieira Lima, lideranças do DEM em Itapetinga tiraram o corpo de banda e não compareceram ao evento. Com exceção dos vereadores Naara, Anderson, Fabiano Bahia e alguns cabos eleitorais, poucos democratas deram a cara, principalmente os de alto escalão no governo municipal. O comentário geral é de que o Democratas de Itapetinga, ‘aliado’ do MDB, adotou aquela velha máxima: “Juntos, mas não misturados”. Deixa a caneta do Saruê comer no birro oitenta, que vai ter ‘gabiraba’ comemorando: Aleluia! Aleluia! Aleluia!

    ALÉCIO DEBAIXO DO BRAÇO DE ANTÔNIO BRITO E LÉO MATOS

    Não é mais segredo pra ninguém que Alécio Chaves vai ser o candidato do PSD em 2020, com o apoio de Léo Matos, Antônio Brito e a Fundação José Silveira. Pelo que se comenta, a FJS (Hospital Cristo Redentor) vai lançar 4 funcionários como candidatos a vereador na próxima eleição: um vereador atual, a mulher dele, a filha de Kátia Espinheira e Dr. José Roberto, ex-vereador. Isto sem falar no próprio Léo Matos, cotado para a vice de Alécio. Mais candidatos do que médicos…

  • RENAN AGORA QUER A DOBRADINHA ALELUIA – PEDRO TAVARES
    8 de abril de 2018 | 19:06

    Depois de ‘pegar ar’ com a publicação do Sudoeste Hoje e emitir ‘Nota Pública’ desautorizando qualquer especulação sobre uma possível dobradinha entre os deputados Aleluia e Pedro Tavares, o vice-prefeito Renan Pereira mudou de ideia com do recuo de ACM Neto e da filiação de Pedro Tavares ao DEM. Renan agora entende que a dobradinha fortalece o seu partido e o grupo do prefeito, já que Pedro Tavares conta com o apoio de Rodrigo Hagge. Resta saber o que acontecerá com a candidatura de Lúcio Vieira Lima, antigo aliado do MDB local e mentor político de Pedro Tavares. Sei não…

  • RSSArquivo de Quentinhas & Boas »


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia